Superar o analfabetismo: mais de 700 Jovens, Adultos e Idosos serão certificados em setembro

Mais de 700 pessoas serão certificadas, em setembro, pelo Programa Alfabetiza Belém, coordenado pela Prefeitura de Belém, a partir da Educação de Jovens,Adultos e Idosos (Ejai) da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Até junho deste ano, 1, 5 mil já haviam sido beneficiadas pelo programa, que pretende superar o analfabetismo na capital paraense.

O projeto atende pessoas acima de 15 anos que ainda não foram alfabetizadas. Após a certificação, elas ingressam na rede municipal de ensino para dar continuidade aos estudos e concluir o ensino fundamental nas turmas da Ejai.

As turmas de alfabetização estão distribuídas em 39 escolas municipais e espaços sociais nas comunidades de Belém, em parceria com movimentos sociais e universidades. O processo de alfabetização ocorre em cinco meses com base na proposta de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O método busca ensinar a partir da realidade do estudante, com palavras geradoras do seu cotidiano, que permitem uma reflexão sobre a sua condição social e as oportunidades que a educação como ferramenta de transformação pode proporcionar no presente e futuro.

O Alfabetiza Belém  foi iniciado em 2021 com o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não tiveram acesso à educação.  A meta do programa é tornar Belém livre do analfabetismo até 2024.

Deixe uma resposta