Os estudantes da escola municipal Maria Luzia plantaram uma Samaumeira no canteiro do elevado Daniel Berg (Foto: Joyce Ferreira/Ag. Belém)
Até o final de junho deste ano, 5.172 mudas de arbóreas foram plantadas em vários bairros da cidade. Esse balanço foi divulgado pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Meio Ambiente. Em 2023, além do trabalho preventivo, a Semma ampliou ainda mais as operações de arborização na cidade. Os grandes corredores como Augusto Montenegro, João Paulo, Independência, Perimetral, entre outros receberam plantio de arbóreas para proporcionar sombra e bem-estar para a população.
A ampliação da arborização em Belém foi possível porque em 2021, quando o prefeito Edmilson Rodrigues assumiu a gestão, uma das primeiras grandes ações da Secretaria foi a revitalização e reestruturação da Granja Modelo, para ampliar a produção de mudas. Em setembro de 2021, a primeira grande operação de arborização da cidade foi realizada, denominada “setembro Verde”. A operação teve como objetivo arborizar bairros de periferia identificados com presença de ilhas de calor: Sacramenta, Pedreira, Tapanã, Parque Verde entre outros foram detectados com temperaturas elevadas em função da ausência de cobertura verde.
Em 2022, a Semma iniciou uma ação de arborização articulada com escolas e organizações de bairro. Essas ações tinham como objetivo a ampliação de áreas para arborização e a proteção das mudas. A arborização nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci também foram intensificadas.