Projeto “Cores do Pará” promove intervenção artística em viadutos de Belém

Artistas visuais paraenses capacitados pelo projeto Cores do Pará e artistas convidados produzem, em Belém, dois dos maiores painéis artísticos da Amazônia, que são pintados no elevado Carlos Marighella, na Av. Almirante Barroso com a Av. Dr. Freitas, e no elevado Gunnar Vingren, na Avenida Júlio César. Os painéis possuem temas relacionados à preservação ambiental, sustentabilidade, clima, biodiversidade e povos e comunidades tradicionais. A obra de personalização dos elevados tem o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei Semear.

O trabalho é resultado de uma collab de artistas reunidos pelo projeto, e uma ação para presentear Belém com uma explosão de cores e beleza visual às vésperas da realização da Cúpula da Amazônia na capital paraense, nos dias 8 e 9 de agosto.

Dentre os artistas participantes estão mulheres, indígenas, LGBTQIA+, pessoas pretas e moradores das periferias de Belém, valorizando a inclusão e a diversidade na produção de arte na capital do estado. And Santos, artista visual paraense que coordena a execução dos painéis destaca o trabalho.

“Essa obra está sendo um dos maiores desafios de minha carreira, mas é uma grande felicidade contribuir para dar novas cores a Belém, que hoje está precisando de um boom de artes. Espero que a COP 30 seja propulsora de um novo futuro para a capital de nosso estado, onde a arte seja sempre uma prioridade”, finaliza And.

Deixe uma resposta