O Psol de Belém deu início neste sábado (05), à etapa municipal do seu 8º Congresso Nacional, que ocorrerá de 29 de setembro a 1° de Outubro próximo. Nessa etapa, militantes do partido se reúnem em plenárias municipais para debater as conjunturas políticas nacional e internacional, a organização partidária e as táticas eleitorais para 2024, além de renovar as suas direções. Ao todo, estão previstos 13 encontros na capital.
No Pará, cinco teses disputam o controle do partido pelos próximos anos. O grupo liderado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, e pela deputada Lívia Duarte, que subscrevem a tese de nº 4: por um Psol popular, saiu vencedor na primeira votação, reunindo 813 votantes, contra apenas 79 das outras chapas.
Veja o resultado da votação da 1ª plenária de Belém:
Tese 1= 46 (Resistência Socialista)
Tese 2 = Zero (APS)
Tese 3 = 32 (Revolução Socialista PSOL)
Tese 4 = 813 (Primavera Socialista + Revolução Solidária)
Tese 5 = 01 (Movimento de Esquerda Socialista )
Reeleição
A ideia da ala majoritária é reforçar o trabalho pela reeleição de Edmilson Rodrigues. “Consolidar e ampliar as alianças em torno do nome do atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e aumentar a bancada de vereadores e vereadoras do PSOL e de outras forças de esquerda, em Belém e no estado, será prioridade”, destaca a tese do grupo. A tese também trabalha para que a legenda siga ocupando o espaço de ala esquerda da base do governo Lula.
Paula Coradi e Walmir Freire, integrantes da executiva nacional do Psol, acompanharam a plenária na capital. Freire avalia que continuidade do governo da nossa gente é imprescindível para que Belém continue avançando nas melhorias e conquistas, especialmente quando se prepara para receber a COP 30, evento de enorme importância para o país e o mundo. “Foram 16 anos de anos de governos tucanos, de abandono, desmandos em todas ás áreas, qualquer risco de retrocesso, deve ser evitado”, diz Walmir.
Foto: divulgação
Uma resposta para “Ala majoritária do Psol vence plenária com ampla maioria dos votos em Belém”
Parabéns a @marinorbrito que segue na luta.