Como parte da programação da Belém-Mairi Agosto dos Povos Indígenas, a Prefeitura de Belém, realizou nesta terça-feira, 22, no Sindicato dos Professores (Sinpro), a qualificação de 60 professores da rede municipal, para debater sobre “Diálogos interculturais: educação e saberes indígenas”, uma forma de combater o racismo e o preconceito dentro das escolas municipais.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez parte da mesa de abertura do evento, junto ao coodenador de Educação Escolar de Indígenas e Refugiados da Semec, Wender Tembé; do representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Belém, André Pantoja; e das representantes da Coant, a coordenadora-adjunta Luana Kumaruara e a servidora Jomara Tembé.
“A educação é um instrumento fundamental para a construção do futuro. A Prefeitura de Belém está há dois anos com a presença indígena na Semec e Coant. E essa presença indígena no quadro do governo é de fundamental importância para a nossa gestão”, ressaltou o prefeito de Belém.
A programação, que se iniciou no dia 18 de agosto e segue até o dia 25, é parte da celebração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, que visa também a implementação da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, legislação que determina a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira nos espaços de ensino fundamental e médio.