Festival de Gastronomia aconteceu em Cotijuba, em agosto deste ano. Foto: Agência Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e os donos de restaurantes dos distrito de Outeiro realiza, no sábado, 23, o Festival de Gastronomia e Sustentabilidade da Ilha de Caratateua. O objetivo é proporcionar aos visitantes da ilha uma experiência gastronômica ao saborearem os pratos preparados e que serão vendidos pelo valor de R$ 49,99, nos restaurantes das praias do Amor, Grande e do Belo Paraíso, em Outeiro.
Segundo a Funbosque, trata-se de uma programação feita para toda família, com apresentação musical das bandas TBT e Du Baile e feira dos produtores locais, na Orla da praia do Amor.
Lançamento e apoio às ações da COP-30
O lançamento do Festival Gastronômico e Sustentável da Ilha de Caratateua será no dia 21 de setembro, no Restaurante Preamar-Praia do Amor, e contará com a presença do presidente da Funbosque, Alickson Lopes, do diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno Junior, e proprietários dos restaurantes. Na ocasião será lançada a campanha “Adote uma rua e deixe a sua marca”, para fazer a doação de um camburão de lixo para o projeto “Ruas Ecológicas”, e a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pelo Sebrae para a COP-30.
Os restaurantes que vão participar do festival são: Bar e Restaurante S. S. Serra; Bar e Restaurante Marajó; Bar e Restaurante Sabor Praiano; Restaurante e Lanchonete Da Susu; Bar e Restaurante Canto Da Sereia; Colunas Bar e Restaurante; Bem Brasil Bar e Restaurante; Zero Grau; L R Mariscos E Restaurantes; Felipe Burgues Show; Rest. Peixaria Requinte da Orla; Bar e Restaurante Preamar; Espaço Multicultural Brancaleone; Sw Restaurante; Sítio do Baiano; Brisas Bar; Ponto de Encontro da Josy e Restaurante da Orla Resto e Conveniência.
Selo de Cidade Criativa da Unesco
A Prefeitura de Belém é detentora, desde de 2015, do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está sob responsabilidade administrativa da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), que, ao longo da atual gestão municipal, desenvolve várias ações para fomentar a gastronomia e o turismo nas ilhas de Belém, como o Festival Gastronomia das ilhas, que chega no próximo mês de novembro à sua 6ª edição, na ilha do Combu.
O evento é sucesso de participação, fomento do turismo gastronômico com reconhecimento nacional, recente, durante o 1º encontro de cidades criativas brasileiras Unesco, realizado em Florianópolis (SC), em agosto passado. Um case de sucesso com uma concepção sustentável, solidária e contextualizada no ambiente amazônico com cheiros e sabores que qualifica a mão de obra local com cursos e oficinas durante etapa anterior a realização do evento.
A divulgação do Selo de Belém Cidade Criativa da Gastronomia é uma ação de governo e tem, entre seus propósitos a geração de emprego e renda, a valorização da cultura alimentar regional e cursos de qualificação, contribuindo para o aperfeiçoamento e consolidação da cadeia criativa gastronômica de Belém.
Outra ação concreta é fortalecer, divulgar e somar esforços para a manutenção do Selo Belém Cidade Criativa da Gastronomia e também divulgar para o público interno e turistas a rica gastronomia paraense.