Prefeitura de Belém estabelece cartilha e atendimento presencial para tirar dúvidas sobre o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem

Foto: Agência Belém

Para ajudar a tirar possíveis dúvidas dos profissionais da enfermagem sobre o pagamento do Piso Nacional da Categoria que começará a ser liberado neste sábado, dia 23, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Lei Nº 14.434/2022, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar uma cartilha apresentando o passo a passo de como foi estabelecido o pagamento do piso da categoria, além de um atendimento presencial que vai estar disponível no auditório do prédio sede da Sesma, a partir da próxima segunda-feira, 25, das 13h às 17h.

Produzida pela equipe técnica do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DRGTS), com o apoio da Assessoria de Comunicação da Sesma, intitulada “Piso Nacional da Enfermagem – Saiba como será o pago no município de Belém” a cartilha, estruturada no formato de perguntas e respostas, apresenta de forma clara e objetiva como foi estabelecido pelo Ministério da Saúde o pagamento do piso aos profissionais da enfermagem, trazendo as principais dúvidas apresentadas pela categoria durante os diálogos presenciais com a gestão da Sesma. A cartilha está disponível no site da Sesma http://www.sesma.belem.pa.gov.br para download.

Para contribuir ainda mais neste processo de transparência, a Sesma vai estabelecer a partir de segunda-feira, 25, um atendimento presencial voltado para dar informações e tirar possíveis dúvidas dos profissionais da enfermagem. Este atendimento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no auditório do prédio sede da Secretaria, localizado na Avenida Governador José Malcher Nº 2821, no bairro de São Brás. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o email: piso.enfermagem.sesma@gmail.com

A equipe do DRGTS também está fazendo visitas aos Hospitais Municipais de Pronto Socorro Mário Pinotti e Humberto Maradei, além da Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para esclarecer e tirar dúvidas sobre o primeiro repasse do piso. Na ocasião participam os servidores e o setor de Recursos Humanos das Unidades. É disponibilizado ao RH a planilha recebida do Ministério da Saúde com as informações e justificativas de pagamento nominais vindas nesse repasse.

A Sesma informa, ainda, que o Ministério da Saúde possui uma Central de Teleatendimento, o Disque Saúde 136, para dúvidas e informações sobre o piso.

O secretário de saúde, Pedro Anaisse, reforça que houve um grande empenho dos técnicos da Secretaria para dar transparência a todo o processo de pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, demonstrando o respeito e o compromisso da gestão municipal por estes profissionais. “Reconhecemos que este piso é uma luta histórica da categoria e a nossa gestão está comprometida em cumprir com tudo o que foi determinado para o pagamento do piso”.

Baixe a cartilha aqui

Deixe uma resposta