A Prefeitura de Belém e o Governo do Pará assinam, nesta terça-feira (10), um acordo junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém, para garantir investimentos no serviço de transporte público ofertado na Região Metropolitana de Belém, com isenção tributária às empresas que executarem o serviço, condicionadas a metas de melhorias.
Serão 300 novos veículos climatizados, com wifi, a diesel, com padrão ambiental Euro 6, que poluem menos o meio ambiente. Haverá também a integração entre os ônibus metropolitanos de Ananindeua com os de Marituba, e entre os ônibus do BRT Metropolitano com os do BRT de Belém. O padrão “Euro 6” pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que iguala esses ônibus a muitos que já operam na Europa, por exemplo.
O prefeito de Belém comemorou a notícia ao anunciar o acordo. “É com imensa alegria que anuncio assinatura do Termo de Acordo para renovação da frota em Belém! 300 novos ônibus com AR CONDICIONADO e Wi-Fi Parceria da PREFEITURA, GOVERNO DO ESTADO e SETRANSBEL! Isso vai melhorar muito a mobilidade humana, atendendo um sonho da população!”
Tanto o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, quando o governador, Helder Barbalho, vem negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desde o começo de 2023, financiamentos para a renovação da frota na capital.
É com imensa alegria que anuncio assinatura do Termo de Acordo para renovação da frota em Belém! 300 novos ônibus com AR CONDICIONADO e Wi-Fi Parceria da PREFEITURA, GOVERNO DO ESTADO e SETRANSBEL! Isso vai melhorar muito a mobilidade humana, atendendo um sonho da população!
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) October 10, 2023
2 respostas para “Belém assina convênio para garantir 300 novos ônibus com wi-fi e ar condicionado”
Quando tudo isso estiver operando de verdade umA boa pra Belém tirar toda essa sucatas das ruas de Belém de fato….
Finalmente! Tomara que dê tudo certo.
A grande dúvida é em relação à SETRANSBEL, que não tem a mínima credibilidade e respeitabilidade, considerando seu vergonhoso histórico de atuação no serviço de transporte público por ônibus na RMB; inclusive no recente episódio do boicote promovido contra a PMB (expressiva redução no número de ônibus em várias linhas) porque a prefeitura não aprovou o reajuste nas tarifas defendido pela SETRANSBEL. A promessa inicial, porém, era de que todos os novos ônibus seriam elétricos. Afinal, todos sabemos que esses novos ônibus movidos a combustíveis fósseis ainda provocam poluição, o que contribui para a crise climática.
Bom saber, que haverá a integração entre os sistemas BRT do governo estadual e do governo municipal.
Seria oportuno, que o poder publico articulasse uma forma de subsidiar, também, o transporte fluvial em linhas regulares, integradas aos sistemas BRT, para que tenha viabilidade e sustentabilidade. Seria uma forma de manter a linha atual Belém-Mosqueiro-Belém, cuja tarifa de R$10,00 é inacessível financeiramente para a maioria da população potencialmente usuária, inviabilizando a sua permanência.