Fotos: Joyce Ferreira/ Comus
A Prefeitura de Belém reuniu na noite desta quarta-feira, 25, com os moradores do distrito de Icoaraci selecionados entre os novos 13 mil beneficiários do programa Bolsa Família em Belém.
O encontro foi na Escola Liceu de Artes e reuniu mais de 200 pessoas. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, mas que conta com o apoio das prefeituras para o cadastro da população. Em Belém, a gestão municipal realiza os cadastro das famílias por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Cadastro Único (Cadúnico).
Dinheiro para comprar remédios
Desempregado há 10 anos e vivendo por meio de trabalhos autônomos, Paulo Tembra, de 65 anos, reside com a esposa no conjunto Tenoné. Há oito meses, Paulo foi até o Cadúnico, fez o cadastro no sistema e agora comemora uma renda que será essencial para a família. “Moro com a minha esposa, que é amputada de uma das pernas. Não consigo emprego com carteira assinada há 10 anos e vivo de trabalho autônomo. Estou muito feliz com esse benefício, que veio em boa hora. Vai ajudar nas compras das medicações da minha esposa”.
Prefeitura também tem programas de ajuda
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do encontro e destacou o empenho da Prefeitura de Belém e do Governo Federal para ampliar o número de beneficiários em Belém. “O programa é da Governo Federal, mas é a Prefeitura que faz o cadastro das famílias. Agora são as famílias aqui do distrito de Icoaraci que têm a oportunidade de ser beneficiadas. Nós temos, também, na Prefeitura outros programas que podem ajudar as famílias, como o Donas de Si”, destacou Edmilson Rodrigues.
Dinheiro ajudará no sustento de bebê
Moradora do bairro da Campina, em Icoaraci, Flávia Silva, de 27 anos, mora com o filho de nove meses. Após conseguir todos o documentos, a jovem fez o cadastro em maio deste ano no programa e foi incluída meses depois.
“Vai ajudar muito esse valor. Nao tenho como trabalhar, pois moro sozinha com meu filho de nove meses. Então esse benefício vai me ajudar, principalmente, a comprar coisas para ele”.