Prefeitura de Belém instala 134 luminárias de LED na avenida Senador Lemos

Assim como um trecho da avenida, a praça São Sebastião recebeu dez luminárias e dois refletores (créditos: Ascom/ Seurb)

A Prefeitura de Belém avança com o serviço de melhorias da iluminação pública. A primeira etapa da avenida Senador Lemos, entre a Doutor Freitas e Mauriti, já está mais de 96% concluído. O serviço é realizado pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP), da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

Nesse trecho, já foram instalados 134 dos 139 pontos de LED, como explica o diretor do DIP, Félix Negrão. “Esse primeiro lote corresponde ao trecho entre essas duas vias, que são de grande importância para o trânsito de Belém, mas que também possui uma movimentação intensa de pedestres”.

A praça São Sebastião, localizada na avenida Senador Lemos, também recebeu iluminação em LED, com a instalação de dez luminárias e dois projetores para melhorar ainda mais as noites da população que frequenta o local.

LED e telegestão
A avenida Senador Lemos já possuía iluminação em LED, no entanto, não atendiam aos requisitos necessários da norma em relação aos índices de luminosidade e uniformidade. Além disso, a tecnologia das luminárias antigas não era compatível com o sistema de telegestão que está sendo implantado, inicialmente nas grandes vias de trânsito e posteriormente em toda Belém.

Mas agora, nesse primeiro lote, entre a Doutor Freitas e a Mauriti, “as luminárias novas de LED que estão sendo instaladas na via, além de serem mais eficientes, permitem a aplicação do sistema de telegestão, por haver o monitoramento online e que ainda permite controlar intensidade da luz emitida pelas luminárias. Esta ação permite a eficientização do sistema com impacto na redução dos custos de energia elétrica”, informa o diretor do DIP.

A implantação do sistema de telegestão está ocorrendo em Belém  nas vias de maior fluxo de veículos, elas, as avenidas Duque de Caxias, Perimetral, Doutor Freitas, Júlio César e Marquês de Herval, assim como as travessas Tv. Mauriti e Lomas Valentinas.

Com o sistema de telegestão das luminárias de LED as equipes têm a possibilidade de acesso 24 horas por dia, identificando intercorrências como luminárias apagadas durante a noite ou acesas durante o dia, facilitando a substituição ou manutenção delas de forma imediata.

Canais de atendimento
Dentre os canais de atendimento disponíveis à população, a Prefeitura de Belém oferece o aplicativo Belém Iluminação Pública, disponível para dispositivos Android e IOS, assim como o site da Luz de Belém.

Para atendimentos via Central de Atendimento 24 horas, que recebe ligação de telefones fixos e móveis, podem ligar para o 0800 042 0971, e para os que preferem o atendimento presencial, é necessário se dirigir à sede da Seurb de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, localizada na Av. Governador José Malcher, n.º 1622.

Texto: Sarah Carneiro, via Agência Belém.

Deixe uma resposta