Operação Limpezão Emergencial chega ao Canal do Tucunduba, no bairro da Terra Firme, em Belém

Fotos: Amarilis Marisa/ Agência Belém

“Essa é uma ação necessária que deve ser frequente aqui e chega em boa hora. Nós, moradores da Terra Firme, agradecemos”, disse o pescador Rosivaldo Sampaio, que mora há mais de trinta anos às margens do canal do Tucunduba, sobre os serviços realizados no local nesta quinta-feira, 11.

Equipes de trabalho da operação Limpezão Emergencial, da Prefeitura de Belém, fizeram a roçagem das margens do canal e a coleta de resíduos sólidos descartados de maneira irregular na avenida Tucunduba. Caçambas coletoras e força manual de mais de 20 agentes de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) foram utilizados na ação de limpeza do canal, , que corta os bairros da Terra Firme e Guamá; visando minimizar os efeitos das fortes chuvas, comuns no começo do ano em Belém, e que em muitos casos causam alagamentos e transbordo dos canais da cidade.

Outros pontos

Além do canal do Tucunduba, a ação Limpezão Emergencial chegou em outros pontos da cidade nesta quinta-feira, 11. Estrada da Ceasa, as travessas Angustura, Teófilo Conduru, 9 de Janeiro, 14 de Abril, e as avenidas Bernardo Sayão e Generalíssimo Deodoro também receberam reforço na coleta de resíduos sólidos.

Operação

A operação Limpezão Emergencial foi deflagrada pela Prefeitura de Belém no último dia 5 com o objetivo de reforçar a coleta de resíduos sólidos na cidade até que o processo de seleção e contratação do novo sistema de coleta e tratamento do lixo da cidade fosse finalizado, o que ocorreu na última segunda-feira, 8. A operação segue até que as novas empresas contratadas pela Prefeitura para cuidar do lixo na cidade passem a prestar o serviço, que tem previsão para iniciar ainda no primeiro semestre de 2024.

O Limpezão Emergencial conta com um efetivo de 1.403 agentes de limpeza, 74 caminhões caçambas, 11 pás escavadeiras, 12 retroescavadeiras, 121 caçambas e 21 roçadeiras para recolher o material de todos os distritos da cidade.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading