Diversos órgãos municipais trabalham juntos para garantir comodidade e segurança no Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém

A limpeza na Aldeia é garantida pela Sesan logo após a apresentação de cada escola (Créditos: Agência Belém)

 

Trânsito

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (Semob) estavam na esquina da avenida Pedro Miranda, com a travessa Lomas Valentina, fazendo a orientação e o desvio do trânsito que está interditado a partir do perímetro. Os servidores ficaram posicionados também na avenida Doutor Freitas com travessa Guarupas; avenida Doutor Freitas com avenida Marquês de Herval. Mais de 10 agentes atuarão por dia até o domingo, 25.

Segurança

A Guarda Municipal vai atuar com 100 agentes por dia durante os desfiles, dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda da Capital (Rondac) e do Operacional, fazendo uso de viaturas e motocicletas. Os guardas também ficam percorrendo toda a Aldeia Cabana. Há também de monitoramento na avenida do samba, por meio de câmeras de 360°, para auxiliar as atividades dos agentes municipais.

Saúde

Um posto de atendimento de urgência e emergência foi montado pela secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O posto fica localizado na dispersão, na avenida Pedro Miranda, próximo da travessa Lomas Valentinas, e funcionará durante todo o horário da programação carnavalesca. O local conta com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente administrativo e supervisor.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará de retaguarda no local, caso seja necessária alguma transferência de pacientes para atendimento especializado.

Limpeza

Mais de 50 agentes de limpeza estarão, por dia, realizando o trabalho de limpeza na avenida após a passagem das escolas.

Empreendedorismo

A Prefeitura de Belém montou uma praça de alimentação na avenida Pedro Miranda próximo à travessa Alferes Costa. Permissionários cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) estão atuando no espaço na venda de diversos produtos.

Ruth Silva, de 55 anos, atua há três anos como vendedora de chapa mista. A permissionária espera conseguir uma boa renda nos cinco dias de desfile. “A expectativa é a melhor possível. São cinco dias de trabalho, espero que eu consiga ganhar meu dinheiro, pois investi muito. Quero, ao menos, vender 500 pratos de chapa mista”, comentou Ruth.

Texto: Victor Miranda, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading