Secon reúne com batedores de açaí para discutir planos para entressafras

David Alves/ Agência Pará

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), realizou nesta sexta-feira, 8, na sede da Secretaria, a primeira reunião com a Associação dos Batedores de Açaí de Belém, Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetro- PA), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Ordem Pública para discutir a comercialização do fruto mais consumido pelo paraense na período da entressafra.

O açaí é umas principais iguarias da culinária paraense e, nas últimas semanas, sofre elevados reajustes em diversos pontos da cidade, devido ao período da entressafra. Na reunião, a Associação dos Batedores de Açaí de Belém detalhou a situação dos trabalhadores neste período. E duas solicitações foram feitas pela Associação: a padronização das medidas do açaí, que atualmente são feitas por volume, paneiro ou lata. “Não temos uma medida nem de massa e nem de volume que uniformize para que o batedor de açaí saiba, efetivamente, quanto está pagando pelo produto. O Imetro vai fazer o estudo e o próprio Imetro regulamentará, ajudando o município e o governo do estado a fiscalizar”, explicou o titular da Secon, Apolônio Brasileiro.

A reunião de hoje discutiu dois pontos centrais da venda do açaí, a regulamentação das medidas do fruto e o horário de funcionamento da Feira do Açaí (Agência Belém)

O horário de funcionamento da Feira do Açaí foi a segunda pauta apresentada pelo representante dos trabalhadores. O horário regular definido para comercialização do fruto na Feira do Açaí ajudará a concentrar variedades do produto e facilitará para o comprador. “Vamos fazer um estudo do horário de funcionamento da Feira do Açaí”, anunciou Apolônio. “Hoje a Feira se estende pelo período noturno e vai até a madrugada. E tem uma reivindicação da Associação de Batedores de Açaí de encurtar esse horário e vamos fazer esse estudo”.

O objetivo da Prefeitura de Belém é mobilizar e debater com órgãos do município e do estado para uma ação integrada visando a mitigar as consequências da entressafra. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), a Vigilância Sanitária (Sesma) e o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) estarão envolvidos na ação integrada para garantir a sanidade do produto e a verificação de denúncias sobre preços abusivos.

Segunda reunião

Hoje nós começamos uma reunião em que apontamos pontos críticos na cadeia produtiva do açaí. Veremos o que pode se feito para melhorar esses dois pontos críticos centrais do nosso trabalho, as medidas e o horário de funcionamento da feira”, contou o representante da Associação dos Batedores de Açaí de Belém, Carlos Noronha.

Na próxima semana, ocorrerá a segunda reunião com a presença de representantes da Adepara e Procon.

Além do Secretário Municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, participaram da reunião o gerente de Controle da Qualidade do Imetro/PA, Ludilcio Serrão; a chefia iterina da Casa do Açaí de Belem (setor da Vigilância Sanitária responsável pela fiscalização dos pontos de vendas de açaí artesanal), Débora Barros; e representante da Ordem Pública, Júlio Bravehes.

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading