Belém participa do VI Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco

Ascom/ Codem

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), participou do VI Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (ECriativa), em Campina Grande/PB.

O evento teve como objetivo propor e planejar as atividades colaborativas de impacto na economia criativa brasileira, uma das mais prósperas e diversificadas do mundo, com ações nas referências das cidades que compõem a “Unesco Creative Cities Network” (UCCN).

Delegado como focal adjunto de Belém, o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Codem, Rodrigo Teixeira, representando a administração municipal, apresentou os projetos em execução na capital do Pará, que dialogam com a Gastronomia Criativa, como Boulevard da Gastronomia e a reforma do Ver-O-Peso.

Cadeia gastronômica

Rodrigo destacou as mudanças estruturais em andamento, que visam transformar Belém em uma cidade que planeja e executa a complexa cadeia gastronômica da Amazônia. Ele ressaltou aos participantes do encontro, que desde 2015, Belém detém o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

“Nossa palestra foi de grande relevância e que de certa forma surpreendeu os demais representantes das cidades criativas participantes do evento. Destacamos as obras de reforma total e de requalificação do Complexo Mercado de São Brás, que devem se concluídas em setembro próximo e que Belém vai oferecer um novo espaço de negócios e lazer para a população da cidade e para os turistas”, disse.

Histórico – O ECriativa é um encontro fechado anual, organizado pelas 14 cidades brasileiras detentoras do título de Cidade Criativa, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A edição do ECriativa 2024 foi realizada na sede do Sebrae/PB, na cidade de Campina Grande/PB, com uma manhã de programação cultural , em João Pessoa (PB).

A programação do evento incluiu uma palestra magna na abertura sobre “Territórios Criativos”, proferida por Joaquim Cartaxo (Sebrae/CE), apresentações e relatos de projetos das cidades que compõem a rede Unesco de cidades criativas, roda de parcerias para negócios, visitas monitoradas, entre outros.

Texto: Willys Lins, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading