Ação da Cidadania cobra ações contra a fome no Pará

Foram divulgados, nesta semana, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A pesquisa mostra que a fome caiu em todo o Brasil, mas o Pará lidera ranking de estados com maior proporção de domicílios com insegurança alimentar e também possui o maior número de domicílios em insegurança alimentar grave no país. Até o momento, o governo do Pará não se pronunciou sobre esses dados e nem os apoiadores do antigo governo Bolsonaro, que destruiu as políticas públicas de combate à fome no país.

O Comite Pará da Ação da Cidadania, organização fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e que atua no combate à fome, publicou uma nota de preocupação sobre a situação de insegurança alimentar e fome no Estado. Segundo a nota, “é preciso que os governos estaduais e federal garantam os compromissos na execução de políticas de soberania e segurança alimentar e nutricional efetivando as ações de combate a fome com políticas sociais que foram desmontadas no governo passado”. Confira a nota completa.

NOTA SOBRE A FOME NO PARÁ

Estarrecedor o resultado dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) do IBGE sobre a segurança alimentar no país em 2023 divulgada ontem, quinta-feira. O mais grave é a situação do estado do Pará no topo do ranking nacional com a maior proporção de domicílios com insegurança alimentar grave com 9,5%, seguido do Amazonas (9,1%), Amapá (8,4%) e Maranhão (8,1%), colocando a região norte e nordeste com os piores índices de insegurança alimentar.

Acreditamos que este quadro de insegurança alimentar e de fome está associado aos problemas estruturais da sociedade que reconhece a fome como fenômeno estrutural.

É preciso que os governos estaduais e federal garantam os compromissos na execução de políticas de soberania e segurança alimentar e nutricional efetivando as ações de combate a fome com políticas sociais que foram desmontadas no governo passado, assim como priorizar a recuperação das estruturas e equipamentos públicos de segurança alimentar para atendimentos a pessoas em situação de InSAN e as redes socioassistenciais como forma de mitigar e aliviar a fome.

A Ação da Cidadania tem pautado nas últimas três décadas a luta pela erradicação da fome e da pobreza, e essa superação só será possível pela implantação de um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável que leve o país a priorizar o fim da fome, das desigualdades sociais e na consolidação de um estado democrático de direito.

Belém, 26 de abril de 2024
Comite Pará da Ação da Cidadania.

Uma resposta para “”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading