“O garoto que sonhou mudar a humanidade”

Irun Sant’Anna lança livro aos 94 anos
“O garoto que sonhou mudar a humanidade” conta a trajetória do médico comunista.

Magé, município localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, foi o local escolhido pelo médico comunista Irun Sant’Anna para lançar seu livro “O garoto que sonhou mudar a humanidade”, editado pela Fundação Dinarco Reis. O evento ocorre no próximo dia 19 de julho, às 19h, no saguão do Hotel Canopus, no Centro da cidade.

É possível que alguns dos que estarão presentes para terem seus livros autografados pelo autor já tenham dependido das mãos do Dr. Irun para se manterem sadios, talvez até mesmo vivos. Como relata estudo recente do historiador Felipe Augusto dos Santos Ribeiro, a relação entre Irun Sant’Anna e Magé começou quando o médico, comunista desde os 18 anos, foi designado para amenizar e controlar a propagação da malária em uma cidade que, ao longo de 20 anos (entre 1920 e 1940), teve sua população elevada em apenas cinco mil habitantes, devido à quantidade absurda de óbitos decorrentes da doença. Irun não só cuidou da saúde daquela população como divulgou as idéias do PCB, organizando o partido na cidade – que contava com cinco fábricas texteis.

Essas passagens são narradas na primeira pessoa por Irun, que também conta no livro sua participação – e a do PCB – na organização de uma entidade nacional que representasse os estudantes brasileiros, a UNE. O hoje senhor de 94 anos, firme e irredutível em suas convicções, é o único fundador da União Nacional dos Estudantes ainda vivo.

Serviço:

Noite de Autógrafos de “O garoto que sonhou mudar a humanidade”

Local: Saguão do Hotel Canopus, no Centro de Magé (RJ)

Horário: Dia 19/07, às 19h.

Fonte: Memória/PCB

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading