Resistência Urbana – MTST ocupa área pela moradia popular no DF

Na noite da última sexta feira, dia 15, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) realizou uma ocupação na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. Em seu início a ocupação, que aconteceu às margens da BR-070, contava com mais de 400 famílias, número que aumenta a cada hora, demonstrando o grande déficit habitacional da cidade e de toda a região da capital federal.

Em todo o DF, o déficit habitacional passa de 100 mil casas! E, se de um lado quem trabalha a vida toda não tem nem onde morar, de outro alguns poucos lucram bastante com a pobreza do povo. O DF é o paraíso da especulação imobiliária e da grilagem de terras!

O MTST luta por moradia em todo o Brasil. Não aceitamos que em um país cada vez mais rico os trabalhadores não tenham sequer moradia digna. Vamos continuar nossa luta contra a especulação imobiliária e o desinteresse dos governos. Viva a luta dos trabalhadores!

A finalidade da mobilização é a de assentar as famílias no local e pressionar o Estado (União e GDF) por políticas habitacionais adequadas, em especial para a população de baixa renda.

O “Minha Casa, Minha Vida”, além de alguns outros problemas, não vem conseguindo atender esse segmento da população, em que se concentra o déficit habitacional; pelo contrário, até dificulta ainda mais seu acesso à moradia, segundo alguns diagnósticos, por gerar no mercado o efeito de aumento do preço dos terrenos…).

A ocupação, enfim, engrossa o caldo pelo direito à cidade e por uma reforma capaz de dar efetividade à função social da propriedade urbana, o que não acontece no Brasil neste momento, muito pelo contrário, algumas análises afirmam de forma consistente que está em curso uma contra-reforma urbana.

Não divulgou-se a ocupação publicamente com antecedência a pedido do MTST, para não atrair a atenção da polícia. Porém, a polícia já soube, foi lá verificar e agora é interessante que seja publicizado ao máximo que ela está ocorrendo, sobretudo nos meios em que o enfoque não seja o de criminalizá-la.

*Informações do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto)
Sítio do PSOL publicou

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading