No dia 02.10 o Xingu Vivo vai à Praça – Belo Monte não passará!

No próximo domingo, 02/10, o Xingu Vivo vai à praça. Estaremos nas ruas mais uma vez, protestando, cantando, gritando. Estaremos conversando com a população de Belém, explicando o desastre social e ambiental que será provocado pela construção de Belo Monte.
Estaremos pintando nossos rostos com urucum, como fazem nossos irmãos indígenas. Estaremos dialogando com os moradores da cidade, como não fazem os governos estadual e federal, nem tampouco o consórcio (M)Norte Energia.
Estaremos passeando pela praça, cantando e batucando a vida, convidando todos a se incorporarem na luta em defesa dos povos do Xingu, na luta em defesa da biodiversidade da Amazônia.

XINGU VIVO VAI À PRAÇA
Data: 02/10/2011
Local: Praça da República
Concentração: barraca do VEM – Vegetarianos Em Movimento (atrás do anfiteatro)
Hora: a partir das 08h00

Belo Monte não passará!

Nos últimos dias, duas importantes notícias veiculadas nos meios de comunicação mostram que a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, não é um fato consumado, como tentam fazer crer o Governo Federal, o consórcio Norte Energia e todos os que defendem a implantação da barragem.

Na terça, 27/09, a Justiça Federal concedeu liminar favorável à ação interposta por uma associação de criadores de peixes ornamentais, determinando “a imediata suspensão das obras relativas à construção da UHE Belo Monte tão somente no Rio Xingu”.

Na decisão, o juiz proíbe “a realização de qualquer obra no leito do rio, tais como, implantação de porto, explosões, implantação de barragens, escavação de canais, enfim, qualquer obra que venha a interferir no curso natural do Rio Xingu”.

Na quarta, 28/09, foi divulgado um documento, produzido uma semana antes pela Prefeitura de Altamira e assinado por 50 entidades, dentre elas a Câmara Municipal, com todos os seus 11 vereadores, o qual é endereçado à Presidência da República e pede a suspensão da licença de instalação do canteiro de obras da UHE Belo Monte, por conta do “não cumprimento das medidas mitigatórias emergenciais que ficaram acordadas para a concessão da licença pelo IBAMA”.

O caos é tão grande que chegam a fazer um apelo à presidente Dilma: “que nos ajude nesta dura empreitada, uma vez que o ex-presidente, senhor Luís Inácio Lula da Silva, prometeu em público nesta cidade, no dia 22 de junho de 2010, que o empreendimento traria grandes benefícios para Altamira e as outras dez cidades no entorno desse megaprojeto, o que encheu de entusiasmo toda a população, mas o que se vê, na prática, até o momento, são penosas frustrações, como mais pobreza, insegurança e caos social”.

Esses dois exemplos deixam claro, mais uma vez, aquilo que o Movimento Xingu Vivo Para Sempre vem alertando: Belo Monte é uma grande mentira. Não vai gerar a energia que diz gerar; não vai criar os empregos que diz criar; não vai garantir os direitos que diz garantir e não vai promover o desenvolvimento que diz promover. BELO MONTE É UMA FARSA!
Junte-se a nós, na defesa do Xingu e dos povos da Amazônia.

http://www.xingu-vivo.blogspot.com
http://www.faor.org.br

Deixe uma resposta