O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e o Secretário de Saúde, Maurício Bezerra, detalharam nesta terça-feira (2) a fase complementar do plano de vacinação contra a covid-19 em Belém, que pretende alcançar cerca de 12 mil idosos acima de 85 anos. O plano segue condicionado ao envio de novos lotes da vacina pelo governo federal, que infelizmente, está atrasado na compra de vacinas.
“Dando continuidade a essa primeira fase de vacinação, nós elegemos fazer um cadastro seguro no número de idosos com mais de 85 anos, cerca de 12 mil. Uma idosa de 103 anos será a primeira vacinada desta primeira fase. A prefeitura fará busca ativa para garantir que esse contingente seja vacinado, e para aqueles que não tiverem condições de procurar os pontos, vamos garantir uma unidade móvel, experiência usada em outras regiões do país”, afirmou Edmilson.
Oxigênio
Edmilson garantiu que a produção de oxigênio segue dentro da margem de segurança, em torno de 40%, e com o compromisso da empresa White Martins em produzir 15% a mais. Ele ainda avaliou o quadro da covid-19 no município como preocupantes para justificar as novas medidas de restrição. “O mais triste seria colocar Belém no cenário nacional por negligência e pessoas morrendo na porta dos hospitais”, concluiu o Prefeito.
Lotes de vacina
O segundo lote da vacina recebido foi de 19.450 (Coronavac: 9.540; Astrazaneca: 9.910). A ideia é que sejam divididos da seguinte forma:
Mais 20% dos profissionais dos hospitais de grande porte; mais 10% dos profissionais da clínicas e laboratórios; todos os idosos com mais de 85 anos (todos os nascidos até 1936); quilombolas e indígenas Warao.
No caso dos profissionais de saúde, os pontos de vacinação continuam sendo seus locais de trabalho. Haverá 11 pontos fixos de vacinação no município e 3 equipes móveis para pessoas com necessidade de assistência domiciliar.
Cadastro
O cadastro para vacinação de idosos com 85 anos ou mais poderá ser feito de três modos: Por meio dos agentes comunitários, que irão até a casa dos idosos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); pelo próprio idoso ou familiar/cuidador, que comprove o parentesco e, futuramente, pelo site com endereço ainda a ser divulgado.
A fase de vacinação para idosos será realizada entre os dias 8 e 13 de fevereiro. Essa etapa corresponde à continuação da primeira fase do plano Belém Vacinada e só poderão ser vacinados os idosos cadastrados.
Redação: pontodepautapara@gmail.com