Quatro deputados do Pará votaram pela soltura do acusado de ataques à democracia

A Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão em flagrante e sem fiança do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), detido desde terça-feira (16) no âmbito de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga notícias falsas (fake news), calúnias, ameaças e infrações contra o tribunal e seus membros. A decisão foi transformada em resolução promulgada na própria sessão.

Foram 364 votos a favor do parecer da relatora pela Comissão de Constituição e Justiça, deputada Magda Mofatto (PL-GO), que recomendou a manutenção da prisão considerando “gravíssimas” as acusações imputadas ao parlamentar. Foram 130 votos contra e 3 abstenções. “Temos entre nós um deputado que vive a atacar a democracia e as instituições e transformou o exercício do seu mandato em uma plataforma para propagação do discurso do ódio, de ataques a minorias, de defesa dos golpes de estado e de incitação à violência contra autoridades públicas”, disse a deputada.

Daniel Silveira gravou e divulgou vídeo em que faz críticas aos ministros do Supremo, defende o Ato Institucional nº 5 (AI-5) e a substituição imediata de seus integrantes.

Após a prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada pelo Supremo, coube à Câmara decidir se ele continua preso ou não, conforme determina a Constituição.

Na bancada do Pará, 4 dos 17 representantes do Estado votaram a favor da soltura do deputado preso e denunciado pela série de crimes contra o Estado de Direito.

Sim pela manutenção da prisão. Não pela soltura.

Airton Faleiro (PT-PA) -votou Sim
Beto Faro (PT-PA) -votou Sim
Cássio Andrade (PSB-PA) -votou Sim
Celso Sabino (PSDB-PA) -votou Sim
Cristiano Vale (PL-PA) -votou Sim
Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) -votou Não
Eduardo Costa (PTB-PA) -votou Não
Elcione Barbalho (MDB-PA) -votou Sim
Hélio Leite (DEM-PA) -votou Sim
JoaquimPassarinho (PSD-PA) -votou Não
José Priante (MDB-PA) -votou Sim
Júnior Ferrari (PSD-PA) -votou Sim
Nilson Pinto (PSDB-PA) -votou Sim
Olival Marques (DEM-PA) -votou Sim
Paulo Bengtson (PTB-PA) -votou Não
Vavá Martins (REPUBLICANOS-PA) -votou Sim
Vivi Reis (PSOL-PA) -votou Sim

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Redação: pontodepautapara@gmail.com

Deixe uma resposta