Cerca de 50 trabalhadores da limpeza pública de Belém realizam um mutirão de retirada de lixo, entulho e, também, de capinação na área da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo. A equipe da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) já tirou pelo menos cinco carradas de material para liberar o espaço, em que será montado o canteiro de obras para a retomada do projeto de moradia da área pela Secretaria Municipal de Habitação.
“Nós já tiramos todo o tipo de material que possa se imaginar daqui. Tinha fogão velho, geladeira, muitos resíduos e mato”, informou o encarregado de coordenar a limpeza, José Roberto Araújo, da Sesan. Os trabalhadores estão percorrendo toda a comunidade, inclusive fora da área de obras, para atender as famílias que reclamavam do lixão que, há anos, se instalou nas construções abandonadas.
Retomada – Após a liberação e preparação do terreno, a Prefeitura de Belém, por meio da Sehab, vai retomar as obras da terceira etapa do projeto habitacional da Vila da Barca no dia 29 de março, conforme acordado com a empresa executora, CCM, que propõe um cronograma inicial de 18 meses para entregar 120 unidades habitacionais, de forma a atender a demanda da comunidade local que aguarda há mais de dez anos pelo direito de moradia digna.
Na manhã desta sexta-feira, 12, uma equipe formada pelo secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, técnicos da Sehab, representantes da empresa responsável pela obra, moradores e lideranças da comunidade da Vila da Barca vistoriou a área das obras. Durante a vistoria, foram esclarecidos os serviços a serem realizados, as medidas que já estão em andamento e as previsões iniciais de frentes de obra.
“Esse projeto começou ainda no final do outro governo do Edmilson Rodrigues e pouco avançou. Todo tempo é essa situação. Uma empresa passou três anos aí e não entregou nem uma casa. Como é que fica a comunidade? Não tem justificativa”, argumentou o líder comunitário Lucivan Amaral Monteiro, conhecido como “Barbudo”. Segundo ele, tantos anos de espera e falta de respostas acabaram com a esperança de muitas famílias.
Esforços – De acordo com o secretário Municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, o descrédito da comunidade com o projeto é compreensível, diante de tantos anos de espera, mas que todos os esforços estão sendo adotados para que as obras, de fato, agora ocorram e as famílias possam usufruir de moradias dignas, no local em que tanto sofrem com a falta de infraestrutura. “Da nossa parte, vamos trabalhar com agilidade, responsabilidade, fazer a coisa certa e colocar para funcionar”, afirmou o secretário.
Rodrigo Moraes também destacou que a intenção da Prefeitura de Belém é ir entregando as moradias para as famílias assim que construções forem concluídas pela construtora. “Nós não temos motivo para ficar esperando com obra pronta fechada até que todos fiquem prontos. Queremos que as famílias saiam do aluguel social e possam ter seus filhos protegidos em uma casa segura e deles”, defendeu.
Prioridade – O diretor do Departamento de Programas e Projetos da Sehab, Jairo Moura, explicou que houve um levantamento detalhado e uma intensa negociação com as empresas responsáveis pelas obras desde de janeiro, para se chegar a um acordo e retomada dos serviços, cuja maioria está paralisada por falta de pagamento. “Nós tivemos conversas, recebemos e analisamos relatórios, visitamos as obras e identificamos as situações que precisam ser resolvidas e estamos empenhados nisso. Todos os projetos são importantes e a Vila da Barca é uma prioridade do prefeito Edmilson Rodrigues”, informou.
Projeto Vila da Barca – O projeto prevê 288 unidades habitacionais para atender famílias vulneráveis remanejadas da área precária de palafitas da Vila da Barca. Em 2007 foram entregues 136 moradias na primeira etapa de obras. A segunda etapa teve 12 unidades concluídas e repassadas às famílias, faltando 90 a serem construídas. Já a terceira etapa, esta que está sendo retomada, teve oito unidades concluídas e entregues, faltando 120, que têm a previsão de início das obras no dia 29 de março. As demais etapas pendentes estão em fase final de negociação com a empresa vencedora da licitação para também voltar com os serviços.
Por Tania Menezes – Agência Belém
Fotos: João Gomes – Comus
Uma resposta para “Prefeitura de Belém retoma obras de moradia da Vila da Barca até o fim de março”
Como faço para me cadastra na minha casa minha vida me encaixar..