Donas de Si: mulheres são incentivadas à autonomia financeira pela Prefeitura de Belém

As mães atendidas pelo “Bora Belém” terão a oportunidade de conquistar a independência financeira com o auxílio do programa de formação e capacitação profissional “Donas de Si”, que lançado nesta quarta-feira, 02 de junho, pela Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo de Belém (antigo Fundo Ver-o-Sol). No futuro próximo, outras mulheres serão contempladas, inclusive mulheres trans.

O prefeito Edmilson Rodrigues, que participou da solenidade, é um programa complementar. Nós queremos garantir autonomia financeira, para que essas famílias não precisem mais do Bora Belém. Então, com o Donas de Si, estamos oferecendo formação profissional, e o terceiro passo é o Banco do Povo, que vai também com microcrédito, para viabilizar os empreendimentos dessas mulheres”, afirmou.

O planejamento do Banco do Povo de Belém é que sejam oferecidos cursos variados nas áreas de culinária, moda e beleza, por meio de parcerias com outras instituições. E, ainda, novos segmentos da sociedade civil serão contemplados, inclusive a juventude, com destaque aos segmentos organizados através da economia solidária.

“Vamos oferecer aulas presenciais e à distância pra preparar ou requalificar as mulheres em diversas áreas profissionais a fim de que elas possam buscar uma vaga no mercado de trabalho ou que possam garantir o sustento de forma autônoma e digna, que pode ser realizado individual ou coletivamente”, explica a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão.

Primeiro curso

O primeiro curso a ser ofertado será de processamento de frutas e produção de compotas, geleias e outros doces. Será abertas quatro turmas com capacidade para 21 alunas cada (84 alunas no total), com carga-horária de 40 horas (duas semanas) e emissão de certificado. As duas primeiras turmas irão funcionar no período de 21 de junho a 02 de julho; e as duas turmas seguintes no período de 05 a 16 de julho. As beneficiárias poderão optar pelo turno de aulas, se matutino ou vespertino. O curso será realizado em uma carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), equipada com laboratório para aulas práticas e teóricas.

Escuta às mulheres

Mais do que oferecer os cursos, o Banco do Povo de Belém quer ouvir as mulheres. Momentos antes do lançamento, elas irão preencher um formulário para informar quais conhecimentos gostaria de aprender um novo trabalho ou para agregar conhecimento a alguma atividade que já realize. A metodologia de escuta será repetida junto aos segmentos interessados em participar dos cursos de formação e capacitação profissional da Prefeitura.

Atenção intersetorial

A ação de lançamento do “Donas de Si” também será uma oportunidade de as mulheres serem recepcionadas com ações de diferentes órgãos da administração municipal, numa abordagem intersetorial e integral, que vai incluir a entrega do cartão SUS pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o convite a participar do programa “Cidade Alfabetizada e Educadora”, da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O questionário que será apresentado às mulheres contém a autodeclararão sobre cor e raça, composição familiar, escolaridade, experiências de trabalho e informações sobre a saúde, incluindo método contraceptivo. O objetivo é municiar a Prefeitura de informações que permitam uma atenção coordenada de vários órgãos da administração municipal voltados a efetivar uma mudança de vida efetiva junto a cada uma dessas famílias.

Deixe uma resposta