Prefeito de Belém e governador do estado assinam ordem de serviço do primeiro Hospital da Mulher

A unidade vai oferecer serviços diversos, especializados na saúde da mulher, com capacidade para 120 leitos.

A prefeitura municipal de Belém e o governo do estado assinaram, nesta segunda-feira, 07 de junho, a ordem de serviço para início das obras do primeiro hospital público dedicado exclusivamente ao atendimento às mulheres. A cerimônia ocorreu no local das obras e teve como anfritrião o governador do estado, Helder Barbalho, e como convidados o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e outras autoridades, entre secretários municipais e estaduais, vereadores e deputados, que também assinaram o termo.

O Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré será construído na avenida Gentil Bittencourt, 2175, bairro São Brás. A unidade vai oferecer serviços diversos, especializados na saúde da mulher, com capacidade para 120 leitos.

Relevância – Para o prefeito de Belém, o novo hospital é de grande relevância como investimento público em favor da vida das mulheres da capital paraense e do interior estado. A obra é fruto de empenho da bancada federal paraense, da qual fazia parte o então deputado Edmilson Rodrigues, agora prefeito de Belém, que garantiu o direcionamento do investimento na ampliação do sistema de saúde.

“Trata-se aqui de garantir uma política de saúde integral à mulher. Isso significa permitir que todos os problemas relacionados à saúde feminina possam ser resolvidos em um grande centro hospitalar de referência. Eu tenho a honra de, na condição de deputado, ter ajudado a garantir 50 milhões de reais, em emendas parlamentares da bancada. Parabenizo o governador do estado pela decisão e firmeza em manter o compromisso de entregar esse presente às mulheres e ao povo do Pará”, ressaltou o gestor municipal.

Obra – O hospital possibilitará o melhor atendimento à saúde da mulher por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade terá 12 andares, sendo um subsolo, distribuídos no total de 17.648,81 m². A previsão de entrega da obra é de dois anos. O valor total do investimento será de R$ 111.167.239, 88.

Especialidades – O novo Hospital terá especialidades em ginecologia, climatério, infanto-puberal e colposcopia, mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia. Além do atendimento de urgência e emergência, e assistência para atendimento de vítimas de violência sexual e doméstica.

O local disponibilizará 100 leitos para internação e 20 de UTI, totalizando 120 leitos de sub-especialidades da ginecologia e mastologia; centro de apoio ao diagnóstico por imagem e métodos com gráficos, análises clínicas e demais serviços.

De acordo com a Secretaria Municipal Saúde, a construção do Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré desafogará a rede municipal de saúde e dará atenção integral às mulheres no diagnóstico e prevenção ao câncer de colo de útero. “Nós temos um único hospital de referência exclusiva para o atendimento materno infantil, que é a Fundação Santa Casa, extremamente sobrecarregada por causa da quantidade de pessoas que dependem daquele atendimento”, lembrou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

“Na região Norte nós temos um altíssimo índice de câncer de colo de útero, e em Belém os índices também são muito altos. O hospital vai ser importante, para atender, principalmente, esse público que sofre de câncer de útero e para o público que precisa se prevenir”, destacou a coordenadora da Mulher de Belém, Lívia Noronha.

“Hoje é um dia de muita alegria, por estarmos iniciando as obras do primeiro hospital público da mulher paraense. Vamos cuidar das nossas esposas, mães, filhas e avós. Vamos ter neste equipamento as estruturas em saúde, com a devida especialidade médica, que a mulher requer. Com isto, iremos cuidar, preservar, prevenir e agir com a urgência e a emergência, além de homenagear todas as mulheres do Pará”, disse o governador do estado, Helder Barbalho.

Implantação do Hospital da Mulher e da Criança – Durante o evento, o secretário municipal de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, anunciou que, para complementar o atendimento do Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré, a prefeitura de Belém está na fase de planejamento para a implantação do Hospital Municipal da Mulher e da Criança.

“Nós estamos avaliando a aquisição de uma estrutura já pronta ou a construção de uma estrutura específica. Ainda não temos uma definição, porque isso depende, inclusive, de liberação de recursos financeiros. Mas nós já temos o planejamento em andamento. Esperamos que ainda este ano ou no máximo ao longo do primeiro semestre do próximo ano, nós tenhamos, também, o Hospital Municipal da Mulher e da Criança. Estamos definindo a estratégia de como alcançar esse objetivo”, explicou o secretário.

O Hospital Municipal da Mulher e da Criança será um modelo de atendimento especificamente voltado para as necessidades das mulheres, que oferecerá à população atendimento de urgência e emergência, obstétrico e casa de parto.

Por Joyce Assunção – Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading