Palácio Antônio Lemos: Edmilson anuncia restauração completa do patrimônio histórico

O Palácio Antônio Lemos foi inaugurado em 1885. O prédio vai receber um investimento de R$ 18 milhões, que serão aplicados em toda estrutura do Palácio, para a execução da restauração completa do patrimônio, que vai durar de 18 a 20 meses.

“Estamos diante de um dos monumentos mais importantes da arquitetura brasileira. O principal monumento municipal”. Foi exaltando o Palácio Antônio Lemos que o prefeito Edmilson Rodrigues assinou na noite de terça-feira, 17, o documento que autoriza a licitação para as obras de restauração do espaço.

O prédio vai receber um investimento de R$ 18 milhões, que serão aplicados em toda estrutura do Palácio, para a execução da restauração completa do patrimônio, que vai durar de 18 a 20 meses. A previsão é que o processo de licitação seja aberto no início de setembro, segundo explicou o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Deivison Alves. “Esta licitação vai abranger toda a estrutura do palácio. Estamos na fase final do termo de referência e, após isso, vamos abrir a licitação, o que vai acontecer no mês de setembro”, explicou.

Prefeito Edmilson Rodrigues e demais autoridades municipais em visita ao Palácio Antonio Lemos.

Durante a cerimônia, o prefeito Edmilson Rodrigues lembrou que nas suas duas primeiras gestões realizou duas intervenções no prédio. “Fizemos duas grandes reformas no Antônio Lemos, reforçando a estrutura, pintura e telhado. Visitei o local no início deste ano e vi o grau de destruição que estava o prédio. Hoje anunciamos que, dentro de duas semanas, nós teremos o lançamento do edital de licitação”, comentou.

Histórico – O Palácio Antônio Lemos foi inaugurado em 1885 e é fruto da época áurea do ciclo da borracha. O prédio foi construído para ser sede da Prefeitura de Belém. Chamado, inicialmente, de Palacete Azul, devido à cor de suas fachadas, o local ganhou um novo nome a partir da década de 50 quando ganharia o nome de “Antônio Lemos”, Intendente de Belém de 1897 a 1911 e principal responsável pelo processo de reurbanização e modernização da cidade.

O prédio está localizado no centro histórico de Belém, de frente para a Praça D. Pedro II e fundos para Praça Felipe Patroni, junto às sedes do Poder Judiciário e do Legislativo Estadual.

Com informações da Agência Belém
Fotos: Mácio Ferreira e Marcos Barbosa

Deixe uma resposta