A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está realizando uma série de obras, em diversos bairros de Belém, para substituir tubulações antigas. A ação visa reduzir os índices de perdas de água na capital. Embora a iniciativa seja necessária, muitas reclamações têm sido feitas pela redes sociais devido a falta de de recomposição asfáltica dos trechos que receberam intervenções. A recomposição é uma etapa sequencial da obra que já consta no cronograma feito em 2019, antes do início dos trabalhos, e a Companhia contratou uma empresa terceirizada para este serviço.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues comentou sobre o assunto em suas redes sociais e afirmou que vai se reunir com a direção da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e o Governo do Estado, para discutir uma solução aos inúmeros buracos abertos nas ruas da cidade, por conta da troca de sistema de abastecimento da Companhia. O anúncio foi feito durante a live semanal do prefeito, na noite desta segunda-feira, 30.
Segundo Edmilson a obra é importante, pois “as perdas de água do sistema alcançavam mais da metade da água produzida”. Contudo, “não é justificável que toda a cidade esteja tomada por buracos que são cobertos por areia”, disse Edmilson.
“A empresa terceirizada que presta esse serviço para a Cosanpa está ganhando dinheiro público, então ela tem que colocar o asfalto de onde ela tirou o asfalto”, afirmou ainda o Prefeito. Ao final de cada serviço, os buracos são tapados com areia e a recuperação asfáltica acaba sendo feita pela Sesan (Secretaria de Saneamento de Belém), o que compromete o orçamento para realização de outros serviços na capital. “Como prefeito, não posso aceitar a destruição da malha viária da cidade”, finalizou.