
Os movimentos Fora Bolsonaro e o Grito dos Excluídos preparam atos em todo o país para o dia 7 de setembro. Em Belém, a concentração está marcada para o Largo do Redondo (Av. Nazaré esquina com Trav. Quintino), às 8h, com caminhada até o Mercado de São Brás.
“Belém irá protagonizar uma grande manifestação em defesa da democracia: o Grito dos Excluídos e Excluídas. Desta vez, ele irá acontecer junto à campanha Fora Bolsonaro. Queremos despertar a formação de consciência cidadã, a mobilização de pessoas menos favorecidas, a luta por vacinas e pelo auxílio emergencial, e o fim dos desmandos do atual presidente do Brasil”, diz a nota de convocação.
De acordo com a nota, a manifestação será inteiramente pacífica, será repudiada qualquer tentativa de agressão aos manifestantes. Todas as entidades envolvidas afirmam a defesa da democracia, do Estado de Direitos, da liberdade, do respeito e da harmonia entre os poderes de Estado, bem como todas e todos que estiverem nas ruas neste dia.
Nota: 27° Grito dos Excluídos e Excluídas / Campanha Fora Bolsonaro
Contra todas as formas de opressão, fascismo, desigualdade, injustiça e violência! Neste 7 de setembro, como vem acontecendo há 27 anos, Belém irá protagonizar uma grande manifestação em defesa da democracia: o Grito dos Excluídos e Excluídas. Desta vez, ele irá acontecer junto à campanha Fora Bolsonaro.
Queremos despertar a formação de consciência cidadã, a mobilização de pessoas menos favorecidas, a luta por vacinas e pelo auxílio emergencial, e o fim dos desmandos do atual presidente do Brasil. A manifestação evitará qualquer confronto com apoiadores do gestor federal, que estimulam a sociedade para a violência, buscando forjar um clima propício a um golpe de Estado.
Jamais estaríamos nas ruas em busca de um absurdo tão grande quanto usar a democracia e os servidores públicos, que ela garante como trabalhadores a serviço do povo, para agredir a sociedade com a implementação de um regime autoritário.
O Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu, em 1997, como ação da Campanha da Fraternidade, sendo hoje o tema Vida em Primeiro Lugar o grande orientador de rodas de conversa, encontros de formação com comunidades, atividades culturais e comunicacionais, que preparam e antecipam o Grito em si.
A Campanha Nacional Fora Bolsonaro aderiu à atividade neste 2021, unificando esforços de mobilização e debate com a sociedade, uma vez que a incapacidade do atual governo em atender às necessidades da população, adquirir e dar acesso às vacinas em quantidade suficiente para o combate ao Covid19, além das diversas denúncias de crimes de responsabilidade, ameaças golpistas, entrega do patrimônio público através de privatizações desnecessárias e prejudicias à nação, são todos aspectos que precisam ser levados às ruas e isto ocorrerá neste 7 de setembro, com saída no Largo do Redondo, às 8 da manhã.
A programação iniciará com um ato inter-religioso, composto de entidades e representantes de diversas igrejas, matrizes africanas, indígenas, originárias, além de movimentos e coletivos. Seguindo-se, haverá caminhada em direção ao Mercado de São Brás e ao longo do trajeto a canção “O Grito da Esperança”, intervenções poéticas, apresentações musicais e performances irão compor a parte cultural, em conjunto a falas de manifestantes e entidades no ato.
A manifestação será inteiramente pacífica, será repudiada qualquer tentativa de agressão aos manifestantes. Todas as entidades envolvidas afirmam a defesa da democracia, do Estado de Direitos, da liberdade, do respeito e da harmonia entre os poderes de Estado, bem como todas e todos que estiverem nas ruas neste dia.
Traga sua bandeira de luta, sua força em prol da paz, seu álcool gel, máscara, e mantenha o distanciamento. Mas não falte!
Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!
Belém, 31 de agosto de 2021
Grito dos Excluídos e Excluídas/Campanha Fora Bolsonaro
SERVIÇO
27° Grito dos Excluidos e Excluídas/Campanha Fora Bolsonaro
Horário: 8hs
Concentração: Largo do Redondo (Av. Nazaré esquina com Trav. Quintino)
Programação:
- abertura com ato inter-religioso;
- falas de representação das entidades e presentes;
- apresentações culturais;
- caminhada até o Mercado de São Brás.