Prefeitura divulga edital para o curso superior de Gastronomia em Mosqueiro

Imóvel localizado na Vila de Mosqueiro, onde será instalado o curso de Gastronomia, parceria da Prefeitura Municipal com o governo estadual

O edital de inscrições para o curso de Tecnólogo em Gastronomia para o distrito de Mosqueiro foi publicado nesta quinta-feira, 4. Ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), através do Programa Forma Pará, o curso é fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém, o governo estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e instituições de ensino superior.

São ofertadas 50 vagas para o curso e as incrições se iniciam na segunda-feira, 8 e se estende até o dia 18 dete mês de novembro pelo site da banca organizadora https://www.portalfadesp.org.br.

A prova ocorrerá dia 5 de dezembro, sendo composta de 35 questões objetivas de múltipla escolha com seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Terá também uma prova de Redação em Língua Portuguesa, que valerá 10 pontos.

Saberes tradicionais

O objetivo da Prefeitura de Belém com a parceria é proporcionar cursos e capacitação para os servidores de Mosqueiro e para comunidade em geral, visando focar no potencial turístico da região, evidenciando a riqueza da culinária regional.

“A idéia é formular uma cadeia de conhecimento produtivo local, visando o aperfeiçoamento e a manutenção dos saberes tradicionais amazônicos, através da capacitação dos servidores e da comunidade, não só de Mosqueiro, mas em outros distritos de Belém”, ressalta a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.

“O curso de Gastronomia tem alto grau de empregabilidade nos segmentos de restaurantes, bares, hotéis e hospitais. A ideia é trazer para Mosqueiro o que há de melhor no mercado da educação gastronômica”, afirma o coordenador do curso, professor Vanderson Dantas.

Qualificação da população

A Secretária-Adjunta da Sectet, Edilza Fontes, explica que Mosqueiro é um lugar com uma história rica e de potencial turístico imensurável.

Ela enfatiza, que a parceria vai qualificar a populaçao local com a oferta de cursos superiores. “Podemos ajudar essas pessoas a melhorar suas vidas, de suas famílias e contribuírem para o desenvolvimento do município e da região”.

As aulas estão previstas para começar em Janeiro e irão ocorrer no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Vila. O local será reformado e construída a cozinha amazônica, que será usada nas aulas do curso. Representantes da Prefeitura Municipal de Belém, governo estadual e de instituições de ensino superior, que atuam na parceria do Programa Forma Pará visitaram o imóvel que abrigará o curso, em Mosqueiro.

Texto: Carolina Boução – Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading