A Prefeitura de Belém, através da Secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, anunciou nesta quarta-feira (2), a assinatura do contrato para construção do primeiro Ecoponto de Belém. Ainda neste semestre, a cidade ganhará três Ecopontos: Bernardo Sayão com a Av. José Bonifácio, na Estrada do Bagé, e no Canal São Joaquim, onde será construído o Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na bacia do Una.
Os Ecopontos serão espaços que receberão entulhos, materiais recicláveis e resíduos sólidos que podem ser reaproveitados. A empresa Napa Construções será a responsável pela construção dos equipamentos.
A ideia, que já foi implantada em várias cidades do Brasil, como São Paulo e São Luís,, resolve definitivamente os pontos de descarte irregular na cidade.
“Os Ecopontos serão muito importantes, tanto para melhoar a limpeza da cidade, quanto para fazer a reciclagem dos resíduos sólidos que precisam ser reaproveitados”, disse Ivanise.
Em Belém, é comum moradores contratarem pessoas denominadas “carrinheiros” para se desfazerem de parte dos resíduos sólidos produzidos em suas residências. A criação dos Ecopontos vai possibilitar a implantação de programas de coleta seletiva e reciclagem de materiais, que somadas às atividades de educação ambiental, contribuirão para a formação de multiplicadores de informações sobre a problemática dos resíduos sólidos nos bairros.