Ju Abe
A vereadora Lívia Duarte (PSOL), protocolou nesta segunda-feira (21), um Projeto de Lei que proíbe homenagens públicas a escravocratas e genocidas em Belém.
Inspirado por PL’s apresentados anteriormente por políticos de esquerda como Erica Malunguinho (PSOL/SP), Vinicius Castello (PT/RN) e pelo vereador de Belém Fernando Carneiro (PSOL), o PL tem como objetivo tratar com o devido respeito as memórias dos povos que foram exterminados e escravizados no Brasil, bem como educar a sociedade em relação às consequências das políticas segregacionaistas e de extermínio que têm sido naturalizadas secularmente através da ação das elites dominantes.
Outra ação que inspirou a iniciativa da vereadora foi a campanha “na minha rua não”, encabeçada pelos deputados Talíria Petrone (PSOL/RJ), Aurea Carolina (PSOL/MG) e Orlando Silva (PC do B /São Paulo), que esforça-se por pressionar a Câmara dos Deputados a colocar em votação o PL 5296 que propõe a proibição de estátuas, bustos e placas com homenagens a pessoas que se beneficiaram dos 300 anos de escravidão.
“Espera-se que esta Lei provoque o debate sobre a História do Brasil que o Brasil não conta. Não podemos permitir que práticas escravocratas e genocidas desta país sejam esquecidas ou relativizadas. Para além de leis, é preciso ações educativas, a fim de informar a população sobre a importância de mudar as narrativas distorcidas do passado”, disse Lívia através de seu perfil no Instagram.