Confirmado o primeiro caso da deltacron no Pará, em Afuá

O Brasil tem dois casos confirmados de uma nova variante, a deltacon – uma recombinante surgida da mistura do vírus da delta com o da ômicron. Um desses casos foi identificado no Pará e outro no Amapá. A informação partiu do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (15).

No Pará, a variante foi registrada em uma mulher, de 26 anos, na zona rural de Afuá, no arquipélago do Marajó. A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que foi notificada do caso no fim do dia de segunda-feira (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e Ministério da Saúde sobre o caso.

“Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil”, disse o Ministro, destacando a importância do monitoramento. Queiroga também defendeu a dose de reforço da vacina contra a covid. “Essa variante é uma variante de importância e requer monitoramento. Se eu tivesse que indicar uma medida, seria a aplicação da dose de reforço”.

O ministro Queiroga afirmou, ainda que a deltacron foi identificada na França e em alguns outros países da Europa. De acordo com ele, a pasta irá reforçar o acompanhamento desses casos no Brasil.

Origem e espalhamento

Segundo a Agência BBC News Brasil, os primeiros casos de uma variante do coronavírus que une alguns genes da delta com outros da ômicron foram confirmados na França em janeiro de 2022.

De lá para cá, ela também foi encontrada na Bélgica, na Alemanha, na Dinamarca e na Holanda, de acordo com informações do Gisaid, uma plataforma online onde cientistas do mundo todo compartilham sequências genéticas do coronavírus.

Mais recentemente, alguns casos de covid relacionados à deltacron também foram observados nos Estados Unidos e, agora, no Brasil.

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Uma resposta para “Confirmado o primeiro caso da deltacron no Pará, em Afuá”

Deixe uma resposta