Para 42% da população, corrupção aumentou durante o governo Bolsonaro. Em 2018, quando Bolsonaro usou o tema como principal mote de sua campanha, 41% diziam que a corrupção era o principal problema do país.
Pesquisa “A cara da democracia”, realizada pelo Instituto da Democracia e divulgada pelo jornal O Globo neste sábado (16), revela que a percepção da corrupção pela população aumentou durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o estudo, 42% da população considera que houve aumento da corrupção no Brasil nos últimos quatro anos, durante o governo Bolsonaro – 32% dizem que aumentou muito e 10% que aumentou pouco.
Outros 23% dizem que não aumentou e nem diminuiu. Os que acreditam que houve redução da corrupção são 32% – 17% que diminuiu pouco e 15% que reduziu muito. Não sabem e não responderam somam 4%.

Em 2018, quando Bolsonaro usou o tema como principal mote de sua campanha, 41% diziam que a corrupção era o principal problema do país.
No entanto, diante de escândalos que estouraram antes mesmo de assumir o mandato – como das “rachadinhas” no gabinete do filho, Flávio Bolsonaro -, o presidente foi abandonando o discurso.
A pesquisa ouviu 2.538 pessoas de forma presencial em 201 cidades do Brasil. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual a nível nacional, e o índice de confiança é de 95%. O estudo reúne as universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj, com financiamento de CNPq e Fapemig, e está registrada no TSE (BR-08051/2022).
Com informações da Fórum e O Globo
Foto: REUTERS/Adriano Machado