Representantes do IFC apresentam o Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes na região amazônica ao prefeito Edmilson Rodrigues e secretariado.
O prefeito Edmilson Rodrigues e equipe participaram do Programa de Fortalecimento de Mercado e Incentivo às Construções Sustentáveis, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil Pará (Sinduscon-PA), nesta quinta-feira, 21, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém.
O programa propõe incentivos a projetos de desenvolvimento urbano em Belém e outras cidades da região Norte, tendo como foco a sustentabilidade.
Além da equipe municipal, representantes das instituições financiadoras de obras e projetos também participaram do evento, como a Corporação Financeira Mundial (IFC), do Grupo Banco Mundial e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Transformação sustentável
A apresentação de soluções sustentáveis para a cidade de Belém por parte do IFC foi o principal ponto do encontro. O Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes na região Amazônica tem como um de seus componentes a melhoria das políticas públicas e do ambiente favorável para a criação de novos marcos e regulações normativas para as construções sustentáveis, apoiando os municípios através de assessoria técnica, de forma inteiramente gratuita, que compreende a capacitação de funcionários municipais no conhecimento sobre as construções sustentáveis
“A metodologia de certificações de construções verdes já existe no mundo todo e nós temos bastante experiência com isso em outras cidades e essa tecnologia queremos trazer para Belém”, informa o oficial de Operações do IFC, Diogo Pardal.
“Estabelecemos uma parceria com a Prefeitura de Belém, que objetiva sempre trazer qualidade de vida para a população. Com o diálogo estabelecido faz crescer novas ideias e soluções para os problemas da nossa população”, destaca o presidente do Sinduscon/Pará, Alex Dias Carvalho.
Urbanismo verde
“O IFC nos apresentou novas ideias para modernizar Belém e na oportunidade assinei um compromisso para viabilizar a captação de recursos para projetos de arquitetura e urbanismo verde”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues. Ele ressalta, que é vontade da sociedade civil e também da gestão municipal modernizar a cidade de Belém.
Entre os projetos de desenvolvimento urbano e sustentável existentes em Belém, Edmilson Rodrigues destacou a adesão da gestão municipal aos programas InovaJuntos e Acesse Cidades, ambos financiados pela União Europeia.
Foi também destacada a chegada da ONG Mulher na cidade, projeto que fomenta a economia do cuidado em Belém, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém.