Revitalização complexo turístico Ver-o-Rio tornou o espaço mais acessível à população e a quem visita Belém (Foto: Janaina Arielo)
A atividade turística como elemento de desenvolvimento local é um importante componente, capaz de estimular cadeias sócio-econômicas para o sistema produtivo da cidade de Belém.
Diversas vertentes interligadas às atividades turísticas são desenvolvidas atualmente pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, através de planos que executam ações integradas para o desenvolvimento da atividade em Belém e região das Ilhas.
Turismo Acessível
Projeto que promove a introdução ao tema da acessibilidade no turismo, através de visita guiada por guias turísticos e uma equipe de tradutores e intérpretes de libras. O projeto promove também feirinha inclusiva, abrangendo atividades artísticas, vendas de artesanato e tenda, contadores de histórias e apresentações de dança, com grupos de artistas portadores de deficiência.
Amigo do Turista
Promove a orientação dos turistas, principalmente durante as festividades do Círio de Nazaré, onde os agentes da Belemtur interagem com os visitantes de forma direta, informando sobre as diversas opções de atividades turísticas e programações que ocorrem na cidade rotineiramente e durante o período dos festejos do Círio, em outubro.
Festival Gastronomia das Ilhas
O objetivo do evento é fomentar a cadeia econômica da gastronomia e turismo, além de incentivar as boas práticas da cozinha da região insular da capital paraense, que desde 2015, ostenta o título de Cidade da Gastronomia Criativa concedido pela Unesco.
Pontos de Informações Turísticas
Os PIT’s são os primeiros canais de interação entre o turista e a cidade. A Belemtur está presente com três pontos de informações em pontos turísticos estratégicos em Belém: Solar da Beira (Complexo do Ver-o-Peso), Ver-o-Rio e Terminal Hidroviário Ruy Barata. As unidades permitem o acesso às principais informações relacionadas à cadeia turística da cidade de Belém.
Reforma do Complexo Turístico Ver-o-Rio
Conhecido carinhosamente pela população de Belém como Janela para o Rio, esse importante ponto turístico recebeu investimentos para que seus espaços fossem revitalizados e ter o aproveitamento, turístico, econômico e cultural para a capital paraense .
A revitalização do Ver-o-Rio, foi entregue no primeiro semestre deste ano, contemplando área de recreação infantil, placas de sinalização, pintura, recuperação de piso, nova iluminação, limpeza e segurança.
Treinamento e Capacitações
Visando a excelência do atendimento aos turistas e à comunidade local, que visitam as ilhas que compõem o município de Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo, realiza Workshops e treinamentos, buscando valorizar a cultura paraense e as peculiaridades da região, como a culinária, pontos turísticos, engajando os trabalhadores dos setores de serviços voltados para o turismo, com destaque para a gastronomia, hotelaria e transporte, agregando valor à cadeia produtiva estabelecida ao turismo.
Através dos treinamentos realizados, os participantes aprenderam técnicas para atender aos clientes, além de apresentar a diversidade culinária e saber lidar com diferentes situações no momento de receber os visitantes, principalmente na região das ilhas.
Motivação e qualidade no serviço
De acordo com proprietária do restaurante localizado na Ilha de Mosqueiro, O Toda, Eteuvina Silva, a ação promovida pela Prefeitura de Belém é fundamental para as pessoas que almejam trabalhar na área gastronômica em uma ilha que recebe inúmeros turistas.
“Para obter sucesso nos negócios é preciso saber motivar os clientes e atender as pessoas oferecendo qualidade, amorosidade e comunicação”, ensina Eteuvina. Ela também ressalta a importância de saber receber o cliente e entender como eles vivenciam a experiência turística na bucólica.
Reunir recursos, construir roteiros, reformular e desenvolver projetos e serviços, construindo aspectos identitários, que constituam a diferença para atrair não somente os turistas, mas também a comunidade local faz parte do programa de Belemtur.
Belém é Tendência de Destino de Turismo em 2022
O coordenador municipal de Turismo de Belém, André Cunha, afirma que em um ano e meio da atual gestão o resultados são positivos, especialmente, pelo destaque de Belém no cenário nacional com a indicação do Ministério do Turismo da capital paraense como Tendência de Destino Turístico em 2022.
“Os projetos destinados à gastronômica local vem impulsionando a visibilidade de Belém e a região das ilhas, agregando valor socioeconômico, sustentável e cultural, chegando a ter destaque internacional, a ser reconhecida com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco”, acentua Cunha.
Ele também destaca a participação ativa da Belemtur no Conselho Municipal de Turismo (Contur), promovendo e discutindo a formulação de propostas e planos de ação para o desenvolvimento do turismo do município.
Secretaria Municipal de Turismo
Com os avanços do atual cenário turístico na região da Amazônia e a execução dos projetos turísticos em Belém, a Belemtur, enquanto coordenadoria finaliza o projeto para se tornar Secretária Municipal de Turismo.
“Esse progresso de se tornar secretária será uma grande conquista para o setor turístico de Belém, possibilitando um quadro técnico maior e especializado para fomentar e desenvolver ainda mais o turismo em Belém” explica André Cunha.