Os moradores do bairro da Marambaia comemoraram na noite desta quarta-feira, 14, a entrega feita pela Prefeitura de Belém de mais de 109 títulos definitivos de propriedade da área do Água Cristal.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede campestre do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes), localizada na avenida Dalva, e contou com a presença dos moradores que receberam o título e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O gestor municipal destacou a importância de realizar uma revolução urbana em Belém. “Estamos iniciando um grande processo aqui na Marambaia. Dentro da política de revolução urbana, uma das coisas mais importantes é ter o título de propriedade, é o reconhecimento do direito do povo ao teto que ele ocupa. O Água Cristal é muito importante e ele tem que ser urbanizado, o primeiro passo é dar segurança jurídica. Estamos entregando uma certidão de propriedade com carimbo de cartório”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
A entrega dos títulos no bairro da Marambaia faz parte do programa Terra da Gente, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em cooperação com o Governo do Estado.
A professora Nara Souza, de 49 anos, não escondeu a felicidade de ter em mãos o título definitivo de sua residência. “Moro há 20 anos na Marambaia, na beira do canal Água Cristal. Estou muito feliz de receber o título, estou mais segura com a minha casa e tranquila de deixar para o meu único filho”.
Atualmente, Belém conta com 52 % dos imóveis em situação irregular no que se refere ao registro fundiário. O objetivo da Prefeitura de Belém é mudar o cenário, entre o ano de 2021 e setembro de 2022, cerca de 8 mil títulos definitivos de propriedade já foram entregues. A dona de casa Leandra Vilhena, de 47 anos, comemorou o fato de receber o título de forma gratuita.
Além do bairro da Marambaia, outros locais de Belém já foram beneficiados, como o Jurunas, Fátima, Camerlândia, Bengui e Tapanã. Segundo o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa, a prefeitura busca regularizar todas as áreas de Belém.
“É um processo iniciado ano passado, que tem a cooperação do Estado, onde vamos regularizar toda a cidade”, comentou.
Fonte: Agência Belém