O candidato do PT ao Senado, Beto Faro, passou a liderar os índices de intenção de voto para o cargo no Pará, de acordo com a pesquisa do instituto Ipec divulgada neste sábado (24). Ele foi o que mais cresceu, e agora tem 20% da preferência dos eleitores; na pesquisa anterior tinha 12%.
“O que estamos vendo nas caminhadas e carreatas está se transformando em números nas pesquisas”, disse o candidato pelas redes sociais, após a divulgação.
Em sondagens internas do seu partido, o candidato já estaria na frente. O PT aposta na ampliação do número na reta final de campanha. Beto conta com o apoio de Lula, que tem 46% das intenções de votos no Estado, e do governador Helder Barbalho, isolado na liderança com 72%, e também do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do PSOL.
Na mesma pesquisa, aparece empatado com 20%, o candidato bolsonarista Mario Couto (PL).
Veja os números:
Beto Faro (PT): 20% (pesquisa anterior tinha 12%)
Mario Couto (PL): 20% (pesquisa anterior tinha 15%)
Flexa Ribeiro (PP): 10% (pesquisa anterior tinha 9%)
Pioneiro (PSDB): 10% (pesquisa anterior tinha 7%)
Delegado Jardel (PODEMOS): 6% (pesquisa anterior tinha 8%)
Renata Fonseca (PRTB): 2% (pesquisa anterior tinha 3%)
Professor João Santiago (PSTU): 2% (pesquisa anterior tinha 2%)
Sabbá (PMB): 1% (pesquisa anterior tinha 2%)
Gideon (PTB): 1% (pesquisa anterior tinha 1%)
Paulo Castelo Branco (PROS): 1% (pesquisa anterior tinha 1%)
Elielton Lira (AVANTE): 1% (pesquisa anterior tinha 0%)
Em branco/nulo/nenhum: 8% (pesquisa anterior tinha 14%)
Não sabe: 18% (pesquisa anterior tinha 27%)
O candidato Prado Sá (PV) não pontuou.
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro em 39 municípios paraenses. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o protocolo de número PA 08652/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 07390/2022.
Beto Faro
Filiado ao PT desde 1987, Beto Faro está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e atualmente preside o Diretório Estadual do PT do Pará. O candidato do Time do Lula ao Senado nasceu em Bujaru, na região de Guajarina, e tem a sua trajetória sindical e política ligada às lutas no campo, principalmente na defesa da agricultura familiar.
Foto: Ricardo Stuckert