Retomada de obras do conjunto habitacional da Vila da Barca vai beneficiar mais 200 famílias

As obras da segunda fase do conjunto habitacional da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, que foram retomadas pela atual gestão da Prefeitura de Belém, seguem avançando após 16 anos paralisadas.

Nesta quarta-feira, 19, o prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou o andamento do empreendimento ao lado dos beneficiários e da equipe da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), pasta responsável pela obra.

“Quando eu ganhar minha casa, vou ficar muito feliz. Eu já morei aqui na Vila da Barca em casa de palha, carreguei água na cabeça e andando nas pontes. Saber que vou ganhar uma casa linda me deixa muito feliz”, conta a dona de casa Ilda Guedes.

Ela é uma das beneficiárias do empreendimento, que vive a expectativa da entrega. Ilda esteve entre os vários moradores da Vila da Barca que acompanharam a visita do prefeito de Belém às obras do conjunto habitacional.

Assim como ela, a dona de casa Roseane de Oliveira é outra beneficiária que comemora o avanço das obras. “Vai ser muito bom morar em uma casa digna como essas que estão sendo feitas. Para quem ainda está lutando por uma casa, eu digo que não desistam. Um dia a vitória vai chegar para vocês também”, declara Roseane.

Na segunda fase das obras do conjunto habitacional da Vila da Barca serão construídas 200 unidades habitacionais em um residencial com drenagem de águas pluviais, sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, iluminação pública e pavimentação.

“Há vinte anos, iniciamos essa obra que, infelizmente, por 16 anos ficou parada devido à corrupção. Agora nós estamos retomando porque é direito do povo viver bem, é direito dos moradores da Vila da Barca viverem bem como cidadãos que são”, afirmou Edmilson Rodrigues.

Moradora do bairro do Telégrafo, a dona de casa Alessandra Cardoso acompanha a luta por moradia digna da população da Vila da Barca há mais de 30 anos.

“No último mandato do prefeito Edmilson foi entregue a primeira parte do projeto e, de lá para cá, a obra parou. Desde que eu me entendo por gente, esse povo luta por uma moradia digna e eu creio que agora, com a volta do Edmilson, vai sair a casa tão esperada de cada um desses amigos queridos”, disse Alessandra.

O secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, também participou da agenda e enfatizou o empenho da Sehab na retomada da obra.

“Com muita conversa nós conseguimos retomar essa obra que ainda tem muito trabalho para ser feito. O nosso compromisso aqui é de reconstruir a esperança para essas pessoas”, destaca o titular da Sehab.

Avanços – Para assegurar o andamento de todas as etapas do projeto habitacional da Vila da Barca, a Secretaria Municipal de Habitação mobilizou a equipe técnica e, depois de quase um ano de negociações com empresas, Caixa Econômica e o Ministério do Desenvolvimento Regional, garantiu três frentes de trabalho com 100 operários atuando na construção de mais de 200 moradias para as famílias cadastradas.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Habitação realizou intensa negociação e conseguiu, após quitar dívidas atrasadas com as construtoras, ajustar os projetos com os agentes financiadores e realizar investimentos de recursos municipais.

Com a reprogramação do projeto habitacional, a nova previsão para concluir as obras é até o começo do primeiro semestre de 2023.

Fabricio Lopes – Agência Belém

Deixe uma resposta