Foto: Kamila Canhedo
Belém recebeu mais uma Usina da Paz na noite desta sexta-feira, 21, pronta para abrir as portas à população dos bairros do Jurunas e Condor. O espaço, que oferta diversos atendimentos esportivos, culturais e profissionalizantes, foi construído em área de posse da Prefeitura de Belém, que foi cedida por meio de parceria com o Governo do Estado.
A nova Usina da Paz fica localizada na travessa Quintino Bocaiúva, entre a avenida Bernardo Sayão e travessa Honório José dos Santos. O espaço tem capacidade para receber cerca de 1,5 mil pessoas por dia.
O local foi construído em um terreno que estava em posse da Prefeitura de Belém. Ao lado da Usina está sendo construído um residencial que vai atender os moradores da área do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promaben), cujas as obras estão em andamento e também terá uma feira com 44 equipamentos.
Parceria
O prefeito Edmilson Rodrigues participou da inauguração da Usina da Paz Juruna/Condor e destacou a parceria entre o município e o estado. Ele explicou que a Prefeitura de Belém regularizou o terreno municipal em favor do estado para a contrução da Usina da Paz.
“Daqui a alguns meses, inauguraremos mais de 230 apartamentos aqui ao lado e já conseguimos um terreno para a Secretaria Municipal de Educação fazer uma creche, tudo ao lado aqui da Usina. Também vamos iniciar a duplicação da avenida Bernardo Sayão neste trecho”, informou.
Múltiplas atividades
Esta é a sétima usina entregue pelo Governo do Estado. São dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, espaço multicultural, espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
O governador Helder Barbalho ressaltou o compromisso da Prefeitura de Belém e o Governo do Estado com a população de Belém. “Ela não tem o nome de Usina à toa. Aqui vamos produzir inclusão, respeito, paz e que cada cidadão e cidadã deste estado possa ter nesta Usina a extensão da sua casa”, afirmou.