Uma multidão de apoiadores se reuniu na Avenida Doca de Souza Franco, no centro da capital paraense, na noite deste domingo (30) para celebrar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
A via começou a lotar logo após a confirmação dos números pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Jovens, idosos e famílias com crianças, portando bandeiras e cantando os hits da campanha de Lula deram o tom na avenida.
A festa popular contou com a participação do governador reeleito, Helder Barbalho (MDB), do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), do senador eleito, Beto Faro (PT), e de outras lideranças políticas do Estado.
No Pará, estado mais populoso da região norte do país, Lula foi o mais votado. O petista recebeu 54,75%. Bolsonaro registrou 45,25%. Lula também venceu na capital, com 431.858 votos, o equivalente a 50,28% do total da cidade.
No dia 1º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República.
Foto: Wallace Simão