O prefeito Edmilson Rodrigues explica a revitalização completa da escola e a importância da educação em tempo integral: quatro refeições diárias (Fotos: Marcos Barbosa/ Comus)
Pense em 125 alunos da Terra Firme chegando à escola. E é outra escola! Revitalizada, com salas mais amplas, reformas do piso, pintura, climatização e nova mobília. É o que vai acontecer em breve com a Unidade de Educação Integral (UEI) da Terra Firme, visitada nesta sexta-feira, 16, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para acompanhar os últimos ajustes.
“Essa visita é importante para verificar a qualidade da reforma, que está quase completa. Ainda vamos fazer o paisagismo, instalar o parquinho para as crianças, pois os brinquedos já estão chegando, e um sistema de energia fotovoltaico, pois temos compromisso com o meio ambiente e com o combate à crise climática”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Ela será reinaugurada em breve e o nome homenageará alguém, seja um educador ou uma liderança comunitária”.

População comemora
Mãe da pequena Luísa Vitoria, de três anos, a dona de casa Carliane Pereira, de 28 anos, comemorou o novo espaço e destacou a melhora para o aprendizado da filha. “Estou achando bem melhor, antes era tão feia, cheia de goteiras. Minha filha vai ficar aqui o dia inteiro, um lugar limpo, pintado, bonito e com toda uma estrutura”, comemorou.
A revitalização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), se dá dentro da política de priorizar a educação transformadora e antirrascista em todos os níveis no município.
Investimento
Foram investidos mais de R$ 450 mil na revitalização da UEI Terra Firme. A obra durou cerca de 12 meses e será entregue em breve pela Prefeitura. A unidade é uma das mais de 50 escolas municipais em fase de conclusão pela gestão municipal.
4 refeições diárias e tempo integral
A unidade educacional atende a crianças de 2 a 5 anos, em tempo integral; os alunos realizam quatro refeições diárias.
Acompanhada da filha Dulce Maria, de quatro anos, e da sobrinha, Aryeli, de cinco anos, ambas estudantes da escola, a agente de portaria Adayria da Silva, 35 anos, comemorou as novas instalações da escola: salas climatizadas, refeitório ampliado, cozinha reformada, acessibilidade, além de novas cadeiras e brinquedos.
“Estamos ansiosos pela inauguração”, diz Adayria. “É muito importante termos esse espaço para a segurança delas e pelo desenvolvimento. O espaço está lindo, maravilhoso, nós moradores da Terra Firme precisamos”, comemorou.
Segundo a diretora-geral da Semec, Araceli Lemos, a área da educação é uma das prioridades da gestão municipal. “Essas revitalizações de diversas escolas é um trabalho central desenvolvido pela gestão. Está sendo dada dignidade aos alunos e professores”.
“As crianças da Terra Firme merecem!”, festeja o prefeito Edmilson Rodrigues.
Texto: Edson Coelho, via Agência Belém