Canal da Descarga: prefeitura conclui obras e libera tráfego na Bernardo Sayão com a Caripunas

Fotos: Ascom/ Promaben/ PMB

Com inauguração prevista para janeiro de 2023, durante a programação de aniversário da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), concluiu as obras do canal de descarga Caripunas Beira-Mar, na Av. Bernardo Sayão com a Rua dos Caripunas.

A avenida estava fechada há mais de dois anos por conta da obra. Com a conclusão, a atual gestão libera a via para o tráfego de pessoas e veículos, beneficiando tanto os moradores da área como quem utiliza a via para deslocamentos entre bairros.

“A macrodrenagem, que reduz alagamentos e impede transtornos e prejuízos, é uma das principais demandas de Belém”, destaca o prefeito Edmilson Rodrigues. “Por isso a prioridade em realizar e concluir obras nessa área, como essa que pegamos com quase zero de desenvolvimento e que priorizamos a conclusão para acabar com o sofrimento dos moradores de dois dos bairros mais populosos de Belém, o Jurunas e a Cremação, além dos outros bairros adjacentes”.

A obra custou R$ 39 milhões e beneficiará, diretamente, 30 mil moradores que hoje vivem em áreas sujeitas a alagamentos no bairro do Jurunas. De forma indireta, mais de um milhão de moradores de Belém se beneficiarão com a diminuição dos alagamentos também nos bairros da Condor e Cremação e partes da Cidade Velha, Batista Campos e Nazaré.

Com três comportas para o controle das águas das marés altas e prevenção dos alagamentos na via, o canal de descarga alcança cinco quilômetros das redes de escoamento de águas pluviais. No entorno da obra foram realizados serviços de saneamento com drenagem profunda e pavimentação.

No local, a prefeitura também vai disponibilizar uma área de lazer para os moradores com paisagismo e aparelhos de ginástica.

Benefícios 

“Vai ficar bom para a gente, porque passávamos pela rua do lado e era cheio de água”, diz a doméstica Izolina Gomes, 62. “Não íamos nem mais para a igreja e caíamos muito aqui. Agora não, está tudo bonito, fica bom para sair e a partir de agora temos que zelar pelo que é da gente, cuidar do espaço para não piorar de novo”.

Para o administrador Guido Teixeira, 61, a obra é um avanço para a região: “Estava na casa da minha amiga e quando passei vi essas máquinas trabalhando. Isso vai ajudar na questão das enchentes causadas pelas chuvas da cidade. Então parabéns à Prefeitura de Belém por mais essa obra. Sou morador do bairro do Souza e sempre frequento essa pracinha da Bernardo Sayão; se eu estiver cansado, paro aqui para respirar e ler um jornal. Olha o benefício que essa obra traz e proporciona lazer para a população daqui”, analisa Guido.

*Estagiária Débora Lopes, supervisionada pela jornalista Cleide Magalhães.

Texto: Débora Lopes, via Agência Belém.

Deixe uma resposta