Belém, 407 anos: prefeitura entrega escola, praças, canal de descarga e outras obras

(Foto: Agência Belém)

Na última quinta-feira, 12, a cidade de Belém completou 407 anos de fundação. O dia foi marcado por diversas programações espalhadas pela capital paraense. Mas a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais, desde o dia 06 de janeiro de 2023  entregou aos belenenses escolas reformadas, o Canal de Descarga da Caripunas  Beira-Mar, títulos definitivos de propriedade, primeira praça PET com wi-fi, inclusão de 1000 famílias no programa Bora Belém e assinatura de aditivos para a conclusão das obras habitacionais na Vila da Barca e do Portal da Amazônia.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou os avanços na capital paraense e a expectativa para mais melhorias: “Temos avanços em Belém, como a macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova e os serviços de infraestrutura nas periferias. Também teremos a retomada das obras do Minha Casa, Minha Vida, um grande investimento em educação e novos desafios na saúde. Mesmo com os cortes de recursos da gestão anterior do governo federal, a nossa saúde vai avançar”, garantiu.

Uma semana antes do aniversário da cidade, na sexta-feira, 06, o prefeito Edmilson assinou quatro termos aditivos com o governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, representado pela Caixa Econômica Federal. Os documentos, que são complementos dos contratos dos projetos habitacionais da Vila da Barca (bairro do Telégrafo) e do Portal da Amazônia-Residencial Paulo Fonteles (bairro Cidade Velha). Os aditivos viabilizam a ampliação dos prazos das obras para até 31 de dezembro de 2023.

“Vou ganhar uma casa linda”

“Quando eu ganhar minha casa, vou ficar muito feliz. Eu já morei aqui na Vila da Barca em casa de palha, carreguei água na cabeça e andando nas pontes”, diz a dona de casa Ilda Guedes, uma das beneficiadas com o empreendimento. “Saber que vou ganhar uma casa linda me deixa muito feliz”.

Conquista para a cultura paraense

No sábado, dia 07, os artistas de Belém comemoraram a sanção da Lei Valmir Bispo pelo prefeito Edmilson Rodrigues. A lei (uma das mais importantes para a arte da cidade) institui o Sistema Municipal de Cultura de Belém (SMC), que dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e também cria o Fundo Municipal de Cultura (FMC) e dá outras providências.

Combate à fome 

A Prefeitura de Belém garantiu, na quarta-feira, 11, a contemplação oficial de mais mil famílias da capital paraense no programa de renda cidadã Bora Belém. A oficialização da inclusão dessas famílias foi realizada  no auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur) e agora são mais de 18 mil pessoas contempladas.

Programa Bora Belém contemplou mais mil famílias na capital

Nova avenida 25 de setembro

No dia do aniversário de Belém, 12, o prefeito Edmilson assinou a Ordem de Serviço para a revitalização da avenida 25 de Setembro, em mais uma cooperação entre o Governo do Estado e Prefeitura de Belém A obra vai mudar para melhor uma das principais vias da cidade, trazendo espaços de lazer, urbanismo, paisagismo e sinalização.

Modernização da iluminação pública 

Os moradores do entorno dos canais da União e Timbó vão ganhar a melhoria e modernização da iluminação pública executada pela Prefeitura de Belém após a inauguração do quarto trecho da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.

Unidade escolar reformada

A Prefeitura de Belém entregou uma Unidade de Educação Infantil (UEI) totalmente reformada no bairro da Terra Firme, com o investimento de R$ 663.736,13 para execução dos serviços de reforma geral da cobertura, pintura, revisão elétrica e hidrossanitária, impermeabilização dos ambientes e climatização.

“É um grande presente para Belém e pra Terra Firme. Estou muito agradecida. Andei pela escola e ela está bonita. Me sinto segura em deixar a minha filha aqui”, declarou Nira Santos, 45, mãe da estudante do Jardim II Julianna Alves dos Santos, 5.

Prefeitura de Belém faz história ao entregar o canal de descarga da Caripunas Beira-Mar 

“Isso aqui era muito feio e agora está tudo muito bonito. Nós, moradores da Estrada Nova, já esperávamos por essa obra há muito tempo. Agora estamos vendo a coisa andar por aqui”, disse o agente de serviço gerais Luiz Augusto Miranda, morador há mais de 30 anos do Jurunas, ao ver o empreendimento entregue pelo prefeito Edmilson Rodrigues no dia 13 de janeiro.

canal de descarga da Caripunas é um investimento de R$ 29,5 milhões, viabilizados pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) com financiamento do Banco Mundial.

Novas  praças 

Na semana de aniversário de Belém, a Prefeitura entregou duas praças para a população, promovendo lazer e bem-estar.

A primeira praça, pet e com wi-fi, localizada no cruzamento da avenida Visconde de Souza Franco com a rua Antônio Barreto, no Reduto, foi inaugurada no dia 14/01. O espaço conta com bancos, caramanchão, lâmpadas em LED, paisagismo e brinquedos para os animais se divertirem, além de disponibilizar o serviço de wi-fi público.

Integrando o complexo do canal de descarga da Caripunas, a Prefeitura de Belém também entregou para a comunidade a praça Antônio Flávio Pena de Souza, que homenageia o guarda municipal falecido em 25 de dezembro de 2022.

Um dos presentes de aniversário da cidade foi a entrega da Praça Antonio Flávio Pena de Souza, que integra o complexo do canal de descarga da Caripunas, no Jurunas

Modernização dos equipamentos dos agentes da Semob e guardas municipais

Os agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) receberam 146 novos coletes balísticos e a Guarda Municipal de Belém recebeu uma viatura, uma aeronave de pilotagem remota (drone) e 100 aparelhos rádio-comunicadores. O ato de entrega dos equipamentos ocorreu na noite da última quinta-feira, 12.

Bairro de Fátima tem 100% das moradias regularizadas pela Prefeitura

O sonho da casa regularizada se tornou realidade para todos os moradores do bairro de Fátima.

A Prefeitura de Belém regularizou 100% das moradias do bairro, para a felicidade de moradores como a autônoma Rita de Cássia, 49, uma das beneficiadas. “Era um documento muito esperado. É um sonho sendo realizado para toda a minha família. Moro no bairro de Fátima há 40 anos e já tínhamos perdido a esperança. Quando bateram na nossa porta, fizeram todo o cadastro e depois me chamaram para receber aqui, não acreditei”, comemorou Rita.

regularização fundiária na cidade de Belém faz parte de um trabalho intenso da Prefeitura em garantir moradia e segurança habitacional a toda a população. Na capital paraense, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados com o programa Terra da Gente.

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém

Deixe uma resposta