A pedido da PGR, Ibaneis é alvo de cinco mandados de busca

PF realiza busca e apreensão na casa de Ibaneis Rocha, governador afastado do DF. Créditos: Agência Brasil

Revista Forum- A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal (PF) cumpre na tarde desta sexta-feira (20) cinco mandados de busca e apreensão contra Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado do Distrito Federal, e contra o ex-secretário executivo da Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira.

Ibaneis e Oliveira são investigados no inquérito do Ministério Público Federal que apura se houve omissão e conivência na conduta de autoridades de Estado no ataque do dia 8 de janeiro, quando terroristas bolsonaristas invadiram os prédios do Três Poderes da República.

A operação que acontece nesta sexta na casa de Ibaneis Rocha partiu do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR e foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O objetivo é encontrar e recolher documentos que possam ajudar a esclarecer o porquê de Ibaneis e seus subordinados terem deixado o ataque terrorista perpetrado por bolsonaristas seguir o curso livremente.

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo de governador pelo ministro Alexandre de Moraes por 90 dias. O afastamento de Ibaneis se deu na segunda-feira (9) seguinte ao ataque terrorista que tentou impor um golpe de Estado no Brasil.

Ibaneis Rocha faz revelação surpreendente à PF sobre ataque terrorista e acena para Lula

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que foi afastado do cargo por 90 dias por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sob a suspeita de omissão e conivência com o ataque terrorista bolsonarista realizado no último domingo (8), prestou depoimento nesta sexta-feira (13) à Polícia Federal. 

Acusado de ter sido omisso e conivente com a tentativa de golpe perpetrada pelos terroristas bolsonaristas, Ibaneis Rocha declarou à PF que o seu governo tentou desmontar o acampamento terrorista, mas que o Exército impediu a retirada das barracas.

Além disso, Ibaneis afirmou que o acampamento estava instalado em uma área “sujeita a administração do comando do Exército”.

Em seu depoimento, Ibaneis declarou que a sua gestão “manteve contato com os comandantes militares para organizar a retirada pacífica dos acampados” e revelou que foi acordada a data de 29 de dezembro de 2022 para dar início à operação de remoção dos bolsonaristas, mas, o prazo “foi sustado por ordem do comando do Exército”.

O governador afastado disse ainda que algumas barracas chegaram a ser removidas, porém, os policiais militares e agentes do DF Legal não conseguiram finalizar o seu trabalho por “oposição das autoridades militares”.

Em sua declaração à PF, Ibaneis também afirmou que as tratativas com o Exército ficavam a cargo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e que a equipe de transição do novo governo Lula “tinha conhecimento da oposição do Exército na retirada dos acampamentos”.

O fatídico domingo

No seu depoimento, Ibaneis relatou que, no dia 7 de janeiro de 2023, o ministro da justiça Flávio Dino lhe enviou uma mensagem onde relatava “preocupação com a chegada de vários ônibus com manifestantes” e que, diante da preocupação de Dino, ligo imediatamente para o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

No entanto, Ibaneis relata que Torres tinha acabado de chegar nos Estados Unidos “repassando o telefone para Fernando de Souza Oliveira, secretário interino”.

Assim como no dia do ataque terrorista, Ibaneis repetiu a tese de que o secretário interino, Fernando de Souza Oliveira o tranquilizou “afirmando haver informações que os manifestantes estavam chegando ao QG do Exército para a manifestação do dia 8 de janeiro”. Essas informações foram repassadas a Flávio Dino, relata Rocha.

Ao tomar conhecimento da invasão dos Três Poderes pela televisão, Ibaneis afirma que voltou a ligar para o secretário interino e pediu que todo o efetivo policial fosse posto na rua.

Porém, o secretário interino revelou que a situação tinha saído do controle e que o ideal era solicitar o apoio do Exército e de outras forças de segurança.

Sobre os policiais que aparecem em vídeos confraternizando com os terroristas, Ibaneis afiram que ficou revoltado quando tomou conhecimento e que hoje acredita que “houve algum tipo de sabotagem”.

Por fim, Ibaneis declarou à PF que respeita as urnas e o resultado da eleição 2022 e que desde o fim do pleito não teve contato com o ex-presidente Bolsonaro e que “se empenha na criação de uma relação republicana com a presidência da República”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading