Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde — Foto: Condisi-YY/Divulgação
O presidente Lula desembarca na manhã deste sábado (21) em Boa Vista/ RR, para acompanhar de perto os trabalhos do ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na Terra Indígena Yanomami, as informações são do site G1.
O Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública referente à desassistência sanitária das populações no território Yanomami, na noite desta sexta-feira (20). Desde segunda-feira (16), técnicos da pasta resgataram ao menos oito crianças Yanomami em situação crítica.
Lula também decretou a criação do Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento aos Yanomami. O decreto prevê um plano de ação a ser apresentado no prazo de quarenta e cinco dias, e o comitê trabalhará por 90 dias, sujeitos à prorrogação.
Em uma rede social, o presidente anunciou a viagem: “somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise”, disse.
Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise.
— Lula (@LulaOficial) January 21, 2023
A avaliação feita pelos técnicos é de que a situação sanitária no território configura uma “crise humanitária”, com o aumento progressivo de casos de desnutrição em crianças e avanço do garimpo ilegal na região.
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. […] Viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, escreveu Lula, em rede social oficial, após ampla circulação de imagens de crianças Yanomami em estado gravíssimo de desnutrição, pelas redes sociais.
A comitiva de Lula desembarca com os ministros:
- Sônia Guajajara (Povos Indígenas)
- Wellingon Dias (Desenvolvimento Social)
- José Múcio (Defesa)
- Márcio Macêdo (Secretaria-Geral)
- Nísia Trindade (Saúde)
- Flávio Dino (Justiça)
- Silvio Almeida (Direitos Humanos)
- General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional)
- Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica
Além dos ministros, devem participar da comitiva o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba. Lula deve chegar à Base Aérea de Boa Vista às 9h30. Às 11h30, anunciará de ações emergenciais para a população Yanomami.
De acordo com o G1, Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que, ainda em 2021, 56,5% das crianças acompanhadas pelo governo no território Yanomami apresentaram quadro de desnutrição aguda – quando o peso é considerado baixo ou baixíssimo para a idade.
Edição de Ju Abe
Uma resposta para “Lula e ministros desembarcam em Roraima para apurar situação em terra Yanomami”