Após acordo firmado entre a prefeitura de Belém e o governo Federal por meio do Ministério das Cidades, pasta comandada pelo paraense Jader Filho, o programa “Minha Casa, Minha Vida” será oficialmente relançado em Belém, com a retomada das obras do Residencial Viver Outeiro, em programação oficial que acontece neste sábado (25).
A reinauguração contará com as presenças do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que fará uma visita técnica ao local, além do ministro das Cidades Jader Filho, o governador Helder Barbalho, o secretário municipal de Habitação Rodrigo Moraes e a equipe técnica da Sehab, no canteiro do projeto habitacional, que teve as obras paralisadas pelo governo de Bolsonaro, mesmo já estando com mais de 80% de execução.
Para assegurar a conclusão das moradias do Viver Outeiro, a Prefeitura de Belém repassou R$ 1,6 milhões dos cofres municipais, enquanto o Ministério das Cidades anunciou mais R$ 20 milhões, que deverão garantir a execução total das unidades habitacionais e das obras de saneamento e urbanização da área, que atenderão 1.008 famílias.
Seleção
A seleção dos futuros contemplados já está em andamento na Sehab, atualmente em fase de habilitação das famílias beneficiadas pelos sorteios públicos. Os candidatos apresentam a documentação e, após atenderem os requisitos exigidos pelo programa, são submetidos à avaliação final da Caixa Econômica Federal.
O ministro Jader Filho veio a Belém para vistoria técnica do projeto, em Abaetetuba e Belém. A partir da visita, um novo cronograma de obras no projeto Viver Outeiro deverá ser definido. A intenção do governo é concluir e entregar as moradias até 2024.
Com informações de Belém Trânsito. Edição de Ju Abe.