Foto: Joyce Ferreira/ Comus/PMB
Neste ano, Belém será a sede do Fórum Internacional de Tecnologias Sociais e Inovação para as Pessoas e Planeta, agendado para ocorrer nos dias 7 a 9 de agosto deste ano. O evento vai reunir nomes nacionais e internacionais da área científica mundial.
Na manhã desta quinta-feira, 16, representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela realização do evento, convidaram o prefeito Edmilson Rodrigues para ajudar a sediar o evento internacional na capital paraense.
Durante o encontro, o prefeito Edmilson agradeceu à Fiocruz pelo convite e adiantou que será montada uma equipe para contribuir com a realização do evento. “Vamos ajudar a articular e mobilizar a sociedade civil para que faça parte desse fórum, que é de fundamental importância à população de Belém, considerando que temos várias iniciativas na área científica, como o programa Farmácia Nativa“, que foi apresentado pelo prefeito aos visitantes.
No encontro estiveram presentes o secretário municipal de Gestão (Segep), Cláudio Puty, pesquisadores e coordenadores da Estratégia Fiocruz, Rômulo Paes, Iracy Gallo e Zoelda Gomes.
Inovação com fins sociais
O I Fórum, organizado pela Estratégia Fiocruz para Agenda 2030 (EFA 2030), foi realizado em Salvador no mês de julho de 2022, e reuniu representantes da Fiocruz, das Nações Unidas (ONU), governo de Portugal, da União Europeia, pesquisadores e representantes de movimentos sociais, para um debate amplo sobre tecnologia e inovação social no âmbito das iniciativas da Agenda 2030, visando ao desenvolvimento sustentável.
Segundo o pesquisador Rômulo Paes, num primeiro momento, estava se cogitava realizar no exterior o Fórum Internacional de Tecnologias Sociais e Inovação para as Pessoas e Planeta. Porém, com a possibilidade de a capital paraense sediar a COP-30 e pelo desejo de focar na Amazônia, houve o consenso na Fiocruz de Belém ser a sede do evento e, com isso, contar com apoio da Prefeitura.