O acolhimento a mulheres vítimas de violência vai receber um reforço em Belém. A Prefeitura, através da Coordenadora da Mulher de Belém, assinou nesta quarta-feira (10), um acordo de cooperação com o Governo do Pará e o Instituto Avon para implementação do projeto “Acolhe”, que pretende oferecer vagas de hospedagem, em regime emergencial e temporário, para acolhimento de mulheres vítimas de violência e seus filhos.
O projeto foi criado pelo Instituto, em parceria com um grupo de hotéis e apoio técnico do Programa Bem Querer Mulher, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes), para atender mulheres em situação de violência. Em até 15 dias de hospedagem, são assegurados refeições completas, serviços de lavanderia, computador e internet, e assistência social, psicológica e jurídica.
Belém já conta com abrigos destinados a receber mulheres vítimas de violência; a Coordenadora da Mulher de Belém (Combel), Lívia Noronha, entende que políticas como essa, com apoio da inciativa privada, fortalecem as políticas públicas. “Fortalecem porque é uma oportunidade a mais para as mulheres, por exemplo, que vão ficar acolhidas agora no hotel, não mais somente no abrigo como opção, já terem acesso imediatamente à capacitação profissional. Então são 15 dias que essa mulher tem para mudar a sua vida, muito rapidamente”, detalha.
Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apontam 49 registros de feminicídio no ano de 2022. Em janeiro e fevereiro deste ano, o Pará registrou o total de sete ocorrências do tipo.
Foto: Agência Pará