Guardas municipais de Belém iniciam curso de Segurança Cidadã e Enfrentamento ao Racismo

A professora Zélia Amador de Deus falou sobre a pobreza e vulnerabilidade e concluiu a palestra salientando que a exclusão da população negra representa um prejuízo para a sociedade. – Foto: Mácio Ferreira

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracista(Coant) e Secretaria Municipal de Administração (Semad), realizou, nessa terça-feira, 30, a solenidade de abertura da 2ª edição do Curso de Segurança Cidadã e Enfrentamento ao Racismo, destinado aos agentes da Guarda Municipal de Belém.

O treinamento é ofertado para 30 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Tático, com carga horária de 12h/aula, e segue até dia 1º de junho.

Aliados

O objetivo é abordar, em forma de palestra e roda de conversa, os mais diversos assuntos de combate ao racismo, proporcionando para a corporação a discussão dos conceitos de racismo, injúria racial, preconceito, discriminação e direitos humanos, para que os servidores da instituição sejam aliados, dentro do que marca a Lei, da luta antirracista em Belém.

O evento foi realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Pará, na Cidade Velha, e contou com as presenças do subinspetor-geral da GMB, Sindeval Bittencourt; da titular da Coordenadoria Antirracista de Belém, Elza Rodrigues; da promotora de Justiça Ione Nakamura e do representante da Secretaria Municipal de Administração, Marco Antônio Carrera.

Discussão importante e necessária

Em seu discurso, a coordenadora da Coant, Elza Rodrigues, destacou a relevância da capacitação para a atuação dos agentes municipais e ressaltou o trabalho de ações afirmativas de políticas públicas para combater o racismo. “A gente sabe da importância de trazer essa discussão para dentro da GMB, assim como em outras instituições. Combater o racismo ou qualquer forma de discriminação é uma pauta de toda a sociedade”, disse.

“E essa formação é estratégica para que os guardas municipais saibam atuar, para mostrar os valores da nossa segurança pública como agentes aliados à causa antirracista e próximos dos cidadãos”, completou Elza Rodrigues.

O subinspetor-geral, Sindeval Bittencourt, também salientou o papel da segurança pública na proteção da população mais vulnerável. “É uma preocupação nossa conseguir dar uma resposta à sociedade, aos casos de racismo, assim como os de violência doméstica e outras questões vulneráveis. A GMB está empenhada na qualificação continuada dos guardas municipais, para que eles possam atender bem à sociedade belenense”, reforçou Bittencourt.

Debate

A aula inaugural do curso foi aberta ao público e contou com a palestra da professora doutora Zélia Amador de Deus, que abordou o tema “Vida negras, indígenas, quilombolas, povos de terreiro e trabalhadores importam”.

Zélia Amador explicou tópicos importantes sobre racismo estrutural e institucional, comportamento social, resgatou histórico da condição dos negros no Brasil. Ela falou ainda sobre a pobreza e vulnerabilidade e concluiu a palestra salientando que a exclusão da população negra representa um prejuízo para a sociedade.

O guarda municipal Célio Silva, participante do curso, ressalta que o aprendizado é benéfico para todos e que o papel da GMB é segurança pública, ou seja, garantir dignidade, igualdade e respeito ao ser humano. “É uma capacitação muito importante porque valida muito o profissional para um olhar mais diferenciado dos grupos vulneráveis e traz uma padronização das nossas ações como agentes de segurança”, disse.

Via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading