A extrema-direita não se conforma com a escolha de Belém para sediar a COP 30, em 2025. Seja no âmbito local, seja nacionalmente, Belém tem sido alvo de ataques de todo o tipo. Nesta sexta-feira (16), viralizou nas redes sociais um vídeo de comentaristas da Jovem Pan com falas xenófobas, demonstrando um verdadeiro preconceito contra Belém e o Pará. “Essas pessoas (de Belém) acesso à internet, não tem luz elétrica”, disse um dos comentaristas.
As falas revoltaram os moradores da cidade, e até o Secretário Municipal de Controle e Fiscalização, Luiz Araújo, se manifestou: “Acabei de assistir dois comentaristas da Jovem Pan cometendo xenofobia contra a cidade de Belém, contra o Pará. Foi uma mistura de complexo de vira lata, de gente que se acha europeu e nasceu aqui por acidente e ataque da extrema direita contra o mérito de Lula ter trazido a COP pra Amazônia. Temos carências, sim. Mas não aceitaremos essas posturas. Respeitem quem mora na Amazônia.”
“Pois, que as autoridades do mundo venham para Belém e vivenciem a realidade amazônica, ribeirinha, não devemos esconder os problemas. Eles precisam sair um pouco dos centros que dizem ser mais desenvolvidos e virem para o norte. Precisamos ser olhados, para que por meio da Cop 30, busquem-se soluções para os problemas do transporte, moradia, saneamento básico, meio ambiente… Mas também, que para além das nossas dificuldades, enxerguem o quanto somos privilegiados com as nossos rios, florestas🌳, fauna 🐒, povos, culinária 🥭, dança… 💃 , cultura.”, afirmou uma moradora em um portal de notícias.
COP 30 prevê mudanças estruturais em Belém
A realização da COP 30 em Belém deve garantir um importante aporte de recursos para a realização da obras de infraestrutura, que trarão melhorias para a cidade. Foram anunciados, neste mês de junho, o investimento de R$ 5 bilhões do BNDES; outros recursos ainda devem ser anunciados. Prefeitura de Belém, Governo do Estado e Governo Federal têm dialogado sobre os projetos que devem ser realizados para a realização do evento em Belém, entre eles, a reforma e ampliação do aeroporto de Belém e a dragagem do Porto de Belém, para receber embarcações de grande porte.
Neste sábado, 17 de junho, o presidente Lula deve vir a Belém para assinar a ordem de serviço de três dessas obras: a construção do Porto Futuro II, a reforma do mercado do Ver o Peso e a construção do Parque Urbano São Joaquim. Confira as obras que Belém vai realizar para receber a COP 30.
Uma resposta para “Xenofobia: “Essas pessoas (de Belém) não tem acesso à internet, não tem luz elétrica”, diz comentarista da Jovem Pan”
Não consigo ver nenhum movimento pra parar esse veículo de comunicação da extrema direita (tem milhares de seguidores) q diuturnamente propaga fake news contra o governos de esquerda e contra as instituições democráticas, são contra a democracia, a ciência, os povos originários, e tds as pautas inclusivas. São Bolsonaristas raiz e se não forem fortemente expurgados, vão dobrando a aposta da cretinice, limando o governo.