Foto: Mácio Ferreira/ Agência Belém
Pela quarta vez Belém sediou a Conferência Ethos 360°, evento nacional realizado pelo Instituto Ethos, que busca debater o desenvolvimento social e econômico na Amazônia, com o objetivo de buscar caminhos para desenvolver a economia circular e a bioeconomia na região.
Outro objetivo da conferência é discutir os desafios para manter a floresta em pé, sem deixar de proteger suas comunidades.
O Instituto Ethos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Segundo a diretora-adjunta do Instituto, Ana Lúcia Melo, o evento busca o engajamento das lideranças empresariais e da sociedade civil da região amazônica em torno de soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
“A gente quer aqui, a partir das apresentações, de práticas e discussões sobre os desafios, encorajar que cada vez mais empresas possam atuar nessa agenda”, reforça Ana Lúcia Melo.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do painel de abertura da conferência e, na oportunidade, destacou que o evento “reúne muita gente para, não só pensar em projetos, mas realizá-los para ajudar na diminuição das desigualdades. E tudo isso vinculado a um novo tipo de desenvolvimento baseado em equilíbrio ecológico”.
Edmilson Rodrigues ainda participou como palestrante do painel que discutiu o papel das organizações da sociedade civil e entidades na construção do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades.
“Se a gente não intervir nesse sistema, se a gente não redesenhar eles, essas desigualdades tendem a se perpetuar é isso é inadmissível”, destacou a presidente do conselho deliberativo do Instituto Ethos, Andréia Alvarez, palestrante que dividiu o painel sobre desigualdade com o prefeito de Belém.
Diversas entidades e ativistas pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia também participaram da conferência.