Treinamento envolve sondagem dos sinais vitais e encaminhamento para um posto de saúde ou hospital (Mácio Ferreira/ Agência Belém)
Iniciou neste sábado, 16, o treinamento para populares e profissionais de saúde que se inscreveram para ser voluntários como socorristas nas procissões do Círio de Nazaré 2023. O treinamento dos 300 inscritos, até o momento, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na Aldeia de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A iniciativa de disponibilizar os serviços nas romarias do Círio é da Prefeitura de Belém por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec). A Defesa Civil e responsável em repassar técnicas e informações necessárias para agir ao longo do evento evento religioso.
No primeiro dia de treinamento, o Bombeiro Civil e técnico em enfermagem Otávio Neves, responsável pelo treinamento das equipes, informou aos participantes os procedimentos e equipamentos utilizados nas procissões. “Nesse primeiro momento, foi instruído sobre situações de primeiros socorros e orientamos que eles tenham calma e cautela no atendimento. Então, nesse primeiro momento são passadas instruções de como se deve abordar o paciente e como o voluntário pode proceder nas situações com a sua equipe.
1.500 voluntários
A expectativa da Defesa Civil de Belém é trabalhar este ano com cerca de 1.500 socorristas voluntários no Círio. Mas esse número aumenta para cerca de 4.000 voluntários, contando com a participação de grupos de bombeiros civis e grupos de resgate que integram a equipe da Defesa Civil todos os anos na Quadra Nazarena. Em todos os postos de atendimento haverá apoio de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
“São vidas que vão estar em nossas mãos”
Pela primeira vez, o estudante Kevvyn da Silva, 18, vai participar do Círio como socorrista voluntário e estava atento às informações transmitidas no treinamento. Em outubro de 2022, Kevvyn acompanhou o primeiro Círio como romeiro e ficou impressionado com a força dos promesseiros; mas também observou o papel importante do socorrista no momento que o romeiro, por alguma razão, perde as forças para continuar a caminhada de fé.
“Eu vi toda a situação dos romeiros e disse que iria procurar saber como que fazia pra somar mais ainda no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Esse ano tô aqui com os profissionais que estão ensinando e dá pra ver que estão fazendo de coração. São vidas que vão estar em nossas mãos”, afimou Kevvyn.
A emoção de fazer parte da equipe de socorristas voluntários se renova a cada ano para a engenheira Stefani Brabo, 28, no sexto ano como voluntária. Emocionada, Stefani afirmou que o “Círio é sobre amor”. Para ela, “é importante poder participar de forma mais ativa do Círio. Assim eu consigo ajudar pessoas e eu nem sou da área médica. Mas nós somos treinados para levar as pessoas até um posto, onde vão receber o atendimento. No primeiro momento, a gente verifica se tem pulsação e carrega a pessoa até um posto com segurança”, explicou Stefani.
Atuação dos voluntários
Os socorristas voluntários da Prefeitura de Belém têm como principal foco as duas maiores procissões da festividade em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
Uma delas é a Trasladação, que acontece no sábado que antecede o Círio, com a Comdec atuando com sete postos de atendimento.
Outra é na Grande Romaria, realizada no segundo domingo de outubro, com oito postos de atendimento disponibilizados aos romeiros.
Inscrições
As inscrições seguem gratuitas e podem ser feitas até 25 de setembro, na sede da Defesa Civil, na Aldeia Cabana. Para ser voluntário como socorrista no Círio 2023 pela Comdec, a pessoa deve ter idade igual ou acima de 18 anos e estar apta para realizar atividades físicas.
Os documentos necessários para fazer a inscrição são: documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira Oficial de Classe), CPF e comprovante de residência em seu nome ou no nome dos pais. Os profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e enfermeiros, devem apresentar também a carteira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).